Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM MÚLTIPLAS AREAS DO CONHECIMENTO (1972 a 2020)
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

interdisciplinaridade
frente de pesquisa
base intelectual

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - MARIA DENISE NUNES RODRIGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração
2 - Agda Silva Prado
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Muzambinho
3 - Marcelo Oliveira Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia - DAE

Reumo

O conceito de interdisciplinaridade é um termo polissêmico (JAPIASSU, 1976). Assim, parte-se do pressuposto de que tentar “defini-la” dentro de uma perspectiva conceitual estável é estreitar seus horizontes, colocando-a inclusive, dentro de uma amarra disciplinar. Nessa perspectiva, “[...] a interdisciplinaridade jamais se define e jamais se dá a definir” (FAZENDA, 2012, p. 29). A realização desta pesquisa caracteriza-se como estudo bibliométrico com a utilização do software Bibliometrix e VOSviewer, com os dados extraídos da base de dados Web of Science, coletados até junho de 2021.
Esse estudo tem como questão norteadora: quais as tendências da produção acadêmica no campo de conhecimento sobre Interdisciplinaridade? O propósito dessa pesquisa é analisar as tendências da produção acadêmica no campo de conhecimento sobre Interdisciplinaridade. Já que trata-se de um tema que perpassa por várias áreas, sendo mais discutido dentro do ambiente de aprendizagem.
A interdisciplinaridade é uma noção recente do ponto de vista histórico, para não dizer a palavra, foi forjada certamente há menos de cem anos e sua extensão ao domínio da educação é ainda mais recente porque ela data do pós-guerra mundial (LENOIR, 2005). Observa-se, que apesar dos contornos delineados sobre Interdisciplinaridade, não se apresenta um consenso, o que possibilitou o surgimento de inúmeras conceituações sobre Interdisciplinaridade e suas implicações para produção de um conhecimento científico capaz de atender às demandas sociais (FURNALETTO, 2011).
Com a pesquisa, identificou-se que os Estados Unidos e o Brasil, países que mais publicam pesquisas sobre Interdisciplinaridade. O artigo mais citado foi de Choi e Pak (2006) que apresentaram uma revisão de literatura sobre as definições de três termos que se referem ao envolvimento de várias disciplinas, sendo estes: multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Dentre os 857 artigos analisados, diversas temáticas são estudadas juntamente com interdisciplinaridade, destaques são para saúde, pedagogia e tecnologia. Dos periódicos destaca-se o Scientometrics um periódico internacional
Algumas considerações de natureza limitadoras fizeram parte do presente trabalho, como a busca em apenas uma base de dados e uma abordagem mais descritiva. Como agenda de estudos futuros, indica-se: (i) ampliar a pesquisa bibliométrica no sentido de compreender a polissemia do conceito desse termo em diferentes áreas; (ii) analisar comparativamente como as diferentes abordagens conceituais são analisadas e aplicadas por autores de diferentes áreas de conhecimento. Os resultados das redes de bibliometria confirmaram a capilaridade da temática.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18º ed. Campinas-São Paulo. Papirus, 2012. LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista e-curriculum, v. 1, n. 1, 2005. FURLANETTO, Ecleide Cunico. Interdisciplinaridade: um conhecimento construído nas fronteiras. Int Stud Law Educ, v. 8, p. 47-54, 2011.