Resumo

Título do Artigo

Transformação a vista! Como trabalhadores percebem a adoção de novas tecnologias em seu campo profissional.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Quarta Revolução Industrial
Empregabilidade
Análise de Discurso

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - FERNANDO ROBERTO ALVES NUNES
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP - Piracicaba
2 - Eliana Tadeu Terci
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Economia, Administração e Sociologia

Reumo

Equipamentos fundamentados em robótica avançada, inteligências artificiais e plataformas digitais são exemplos de tecnologias que a cada dia se tornam mais desenvolvidas e capazes de realizar atividades, prestar serviços e executar ações, substituindo habilidades humanas de natureza mecânica e manual, mas também intelectual, prescindindo do trabalho humano. Nesse cenário, o principal impacto social decorrente da popularização destas inovações, sem dúvida, é aquele que recai sobre o emprego e tem pautado diversos fóruns e painéis ao redor do globo.
Ainda que se reconheça os esforços de importantes instituições globais, como o Fórum Econômico Mundial para minimizar os impactos negativos da Quarta Revolução Industrial, é preciso dar voz aos sujeitos que possivelmente serão os mais afetados pela revolução digital no futuro: os próprios trabalhadores. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo é apreender as percepções de trabalhadores de diversas áreas profissionais quanto à adoção de novas tecnologias em seu campo laboral
A Quarta Revolução Industrial, de acordo Xu et al. (2018), descreve um mundo onde os indivíduos se movem entre os domínios digitais e a realidade offline com o uso de tecnologia conectada para habilitar e gerenciar suas vidas. Scwhab (2019) aponta que as novas tecnologias mudarão drasticamente a natureza do trabalho em todos os setores e ocupações e que a incerteza fundamental tem a ver com a quantidade de postos de trabalho que serão substituídos pela automação.
O estudo apresentado por este artigo se caracteriza como descritivo, qualitativo e, por meio de uma análise de discurso fundamentada em oito entrevistas, buscou descrever as principais composições históricas e sociais perceptíveis ao se analisar as falas de indivíduos de diversas áreas profissionais a respeito da adoção de novas tecnologias em seus campos de trabalho.
Após a realização da coleta, transcrição, leituras e codificação dos dados originados das entrevistas, foi possível encontrar significações semelhantes a respeito do tema. Tais significações foram agrupadas em cinco ideias centrais, a saber: Visão da Tecnologia como facilitadora do trabalho, Atraso na adoção de tecnologias existentes e popularizadas no presente , Valorização das capacidades humanas , Percepção diferenciada quanto a possibilidade de substituição das próprias atividades frente a de outros profissionais e Impacto da Pandemia COVID-19 na aceleração da adoção de tecnologias.
Este artigo baseado em pesquisa qualitativa buscou contribuir com o debate sobre percepção de profissionais de diversas áreas frente a implementação de tecnologias características da Quarta Revolução Industrial em seu campo de trabalho. Neste contexto, consideradas as limitações características do estudo, pode-se inferir que a pesquisa cumpriu os objetivos propostos, e por meio da análise do discurso dos entrevistados foi possível destacar as cinco principais percepções dos profissionais sobre a adoção de tecnologias no contexto profissional.
SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro, 2019. Tradução Daniel Moreira Miranda. XU, Min; et al. The Fourth Industrial Revolution: opportunities and challenges. International Journal Of Financial Research, [S.L.], v. 9, n. 2, p. 90, 5 fev. 2018. Sciedu Press. http://dx.doi.org/10.5430/ijfr.v9n2p90.