Resumo

Título do Artigo

O SIGNIFICADO DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE TECNOLOGIA: UM ESTUDO NO PORTO DIGITAL DE RECIFE
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Palavras Chave

INOVAÇÃO
ANÁLISE FATORIAL
PORTO DIGITAL

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Nut Leão Rampazzo
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU) - GRAÇAS, RECIFE - PE
2 - Kécia da Silveira Galvão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais
3 - Umbelina Cravo Teixeira Lagioia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA
4 - Pierre Lucena Raboni
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

A despeito de haver um grande número de pesquisas envolvendo o tema inovação, ainda se relata dificuldade para mensurar a inovação e relacioná-la a outras variáveis (BRITO ET AL, 2009). A contribuição dada neste trabalho é determinar, sobre o ponto de vista de profissionais da área de tecnologia, quais são as características e indicadores relevantes para que uma organização seja considerada inovadora. Trata-se de um estudo quantitativo, no qual será utilizado um questionário do tipo survey para obtenção dos dados e posteriormente serão obtidos os resultados através de métodos estatísticos.
Os resultados e as metodologias adotadas para o estudo da inovação são diversos pela inexistência de um consenso ou de um método de mensuração do nível de inovação de uma firma que seja amplamente aceita pela comunidade acadêmica. A ideia de intangibilidade da inovação é corroborada pela grande dificuldade em definir um índice para mensuração da mesma. A contribuição dada neste trabalho é a de identificar, sobre o ponto de vista de profissionais da indústria de tecnologia, quais são as características e indicadores relevantes para que uma organização seja considerada inovadora.
Diferentes trabalhos seminais buscaram identificar relações entre inovação e variáveis organizacionais, como tamanho, número de patentes e lucro, dentre outros. Neste estudo foi levantado um arcabouço de atributos a partir de trabalhos anteriores que versassem sobre inovação, com o intuito de medir a inovação de empresas e, através deles, identificar, na perspectiva dos colaboradores do Porto Digital, a estrutura adequada para mensurar o nível de inovação nas organizações. Dos 42 atributos escolhidos para este trabalho, muitos já foram utilizados por diversos autores.
Foi utilizada uma amostra com 369 colaboradores, com uma amostragem probabilística, sem reposição, do tipo aleatória simples. O questionário elaborado foi formado por 52 questões que abrangem características sociodemográficas, profissionais e os 42 atributos de inovação. Para análise dos dados foi realizada análise multivariada para redução de dados ou simplificação estrutural. Foi utilizada uma análise fatorial do tipo R e exploratória para identificar variáveis que se auto-correlacionam, mas não são observáveis diretamente, formando assim os fatores com base nas respostas dos colaboradores.
As variáveis foram positivamente correlacionadas em 10 fatores obtidos na AF, oscilando entre 1 e 7 variáveis por fator. Os sete primeiros fatores se voltam a características estruturais e organizacionais da empresa e os três últimos a características dos seus colaboradores diante da inovação: Porte da Empresa, Economia Obtida, Pesquisa e Desenvolvimento, Qualidade Organizacional, Flexibilidade Organizacional, Cultura Organizacional, Colaborações Externas, Iniciativa Organizacional, Habilidades Profissionais e Qualificação dos Empregados.
Através dos fatores obtidos pode-se perceber que existem dez pontos importantes para as empresas inovadoras e para a posterior mensuração de seu nível de inovação. É importante destacar que os fatores foram definidos de acordo com a perspectiva dos colaboradores do Porto Digital de Recife. O uso de perguntas objetivas impossibilitou uma maior plasticidade na resposta dos colaboradores. A escolha da técnica adequada para o objetivo e a nomeação dos fatores tem caráter subjetivo, havendo possibilidade de não abranger de maneira adequada todas as variáveis que o compõe.
BAYARÇELIK, Ebru Beyza; TASEL, Fulya; APAK, Sinan. A Research on Determining Innovation Factors for SMEs. International Strategic Management Conference. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 150, pp. 202 – 211, 2014. RAMPAZZO, Nut Leão; RABONI, Pierre Lucena; DE MELLO, Paula Roberta Callado Bezerra. O Significado do Trabalho na Indústria Criativa: Um Estudo no Porto Digital do Recife (Brasil). Revista Capital Científico – Eletrônica, v. 16, n. 3, pp. 95-108, 2018.