Resumo

Título do Artigo

ECOEFICIÊNCIA E DESAFIOS DE INTEGRAÇÃO ENTRE AGENTES CORRESPONSÁVEIS PELO TRATAMENTO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS (REEE): UM ESTUDO MULTICASOS NO TRIÂNGULO MINEIRO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão sustentável de resíduos
REEE
Ecoeficiência

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - LARISSA SANTOS DE MARCELLO CRUVINEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - UBERLANDIA, CAMPUS SANTA MONICA
2 - Valdir Machado Valadão Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Fagen

Reumo

Equipamentos eletroeletrônicos (EEE) são aparelhos que requerem bateria ou cabo de energia para seu funcionamento (Perkins et al., 2014) e, quando atingem o fim de vida, necessitam de um tratamento especial. Por conterem substâncias tóxicas e componentes de alto valor agregado os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) são considerados, simultaneamente, oportunidades de negócio e potenciais causadores de sérios problemas socioambientais e econômicos (Lima et al; 2015; Ongondo, Williams & Cherrett, 2011; Boeni, Silva & Ott, 2008; Widmer et al, 2005).
Esta pesquisa investiga a etapa pós-descarte de equipamentos eletroeletrônicos sob o olhar dos gestores de empresas que realizam o tratamento de REEE. Considerou-se fatores internos e externos às empresas. Escolheu-se a região do Triângulo Mineiro para investigação.
Pesquisas nacionais e internacionais, em geral, abordam a temática de REEE na perspectiva dos fabricantes, dos consumidores, dos governantes e gestores públicos, das Diretivas internacionais e/ou do setor informal de tratamento de REEE alertando sobre os danos e impactos negativos da informalidade no tratamento de resíduos devido ao uso de técnicas inadequadas para recuperação de valores. Poucos estudos escolheram o setor formal como objeto de investigação.
Observação Análise Documental Aplicação de Framework de Ecoeficiência CE7 (Munck et al.; 2017) Entrevistas semi-estruturadas
Os resultados apontaram para uma perspectiva gerencial ecoeficiente em termos de práticas e processos operacionais internos. Por outro lado, revelaram um cenário externo de desintegração entre os diferentes agentes corresponsáveis pela gestão de REEE –governo, fabricantes, varejistas e consumidores. Uma tabela com informações consolidadas sobre o setor e volume de descarte de tipos diferentes de REEE foi elaborada. Nela verifica-se divergências com estimativas internacionais demonstrando o efeito da regionalidade.
Este trabalho inova ao aproximar o tema de REEE à área de management, ao lançar luz sobre o setor formal de gestão de resíduos eletroeletrônicos e ao dar visibilidade regional no âmbito de pesquisas sobre sustentabilidade. Espera-se que os resultados contribuam com a discussão que chama a atenção da sociedade para a crescente problemática do descarte incorreto de resíduos eletroeletrônicos e fortaleça o setor formal de tratamento de resíduos eletroeletrônicos munindo-os de informações atuais e relevantes para tomada de decisões gerenciais ecoeficientes e sustentáveis.