Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ACERCA DA GESTÃO FINANCEIRA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão financeira em micro e pequenas empresas
Administração Financeira
Micro e pequenas empresas

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Elan Nascimento Apolinário
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais

Reumo

Realizando uma associação da importância que as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) representam para o crescimento e desenvolvimento econômico e social do Brasil, adentrando na evidente possibilidade de que problemas com a gestão financeira contribuem de forma significativa para a mortalidade destas empresas e considerando que os traços e percepções pessoais do empresário interferem no processo de gestão, surge a proposta de investigar qual é a percepção que os empresários ou donos de micro e pequenas empresas possuem em relação a gestão financeira de seus negócios.
Tendo em vista que muitas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) entram em falência por conta de problemas financeiros e que os traços e percepções pessoais do empresário interferem no processo de gestão, este artigo tem como objetivo geral investigar a percepção dos empresários de micro e pequenas empresas acerca da gestão financeira, levando em consideração aspectos que envolvem o uso das principais demonstrações financeiras, a percepção existente em relação a índices financeiros fundamentais e a compreensão de como os serviços contábeis tem ajudado na gestão financeira destas MPEs.
Nogueira (1987 apud Viapiana, 2000) elencou em um estudo vários problemas de gestão financeira usualmente detectados em MPEs, nos quais podemos destacar, dentre outros: o desconhecimento da situação financeira por deficiência e/ou atraso na apuração dos relatórios e a insuficiência e/ou inadequação de controles financeiros, como: fluxo de caixa, contas a receber, controle de compromissos, apuração de resultados, margem de contribuição da linha de produtos, levantamento de receitas e despesas por natureza e ou setor, quadro de apuração de rentabilidade, balanços e demonstrativos de resultados.
Quanto aos fins, esta pesquisa foi classificada como descritiva, pois têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis, quanto aos meios, o estudo consistiu em uma pesquisa de campo, uma vez que ele teve como alvo ir diretamente às fontes primárias para realizar a investigação do fenômeno estudado e quanto a forma de abordagem, o estudo foi de caráter quantitativo, pois os dados coletados foram classificados, analisados e interpretados em números gerados por meio de técnicas estatísticas.
A análise dos resultados levou em conta o tipo e a forma de abordagem da pesquisa. Na pesquisa foi realizada uma abordagem quantitativa para o questionário que utilizou escala tipo Likert de 7 pontos visando mensurar o grau de concordância dos indivíduos que responderam os questionários. Realizou-se a verificação quanto à concordância ou discordância das questões avaliadas de acordo com a pontuação atribuída as respostas dadas pelos respondentes. Na análise utilizou-se dois parâmetros estatísticos: média aritmética e desvio-padrão.
Como principais constatações positivas, o estudo mostrou que os empresários dão bastante ênfase ao fluxo de caixa, possuem certo conhecimento da demonstração de resultado de exercício e possuem amplo domínio acerca da margem de lucro de seus produtos e/ou serviços. Nas constatações negativas, o estudo apontou que a prática da contabilidade no âmbito da pequena empresa ainda não atingiu a função de orientar o administrador em suas decisões na esfera financeira, há pouco entendimento acerca do balanço patrimonial e que o uso da informática para otimizar a gestão financeira deixa a desejar.
GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. 2018. Disponível em:< https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44571/1551466386GEM_2018.pdf> Acesso em: 25 jun. 2020. VIAPIANA, Cláudio et al. Fatores de sucesso e fracasso da micro e pequena empresa. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. Passo Fundo: 2000.