Resumo

Título do Artigo

Influência da comunicação interna e do engajamento no desempenho de tarefas de servidores públicos
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Palavras Chave

Comunicação interna
Engajamento
Desempenho de tarefas

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Eduardo Tramontin Castanha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Campus Trindade
2 - Ilse Maria Beuren
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Valdirene Gasparetto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

A crescente preocupação com o engajamento dos funcionários exige dos responsáveis pelo gerenciamento da comunicação organizacional interna um conjunto de estratégias que estimulem a construção do engajamento (Welch, 2012). O engajamento é benéfico não somente para o indivíduo, mas também para a organização em que trabalha, visto que o engajamento influencia na forma como os indivíduos desempenham suas atividades e cumprem com suas tarefas (Demerouti & Cropanzano, 2010). A comunicação interna pode contribuir para o engajamento dos funcionários no seu ambiente de trabalho (Welch, 2012).
Neves e Eisenberger (2012) afirmam existir pouco conhecimento acerca dos processos subjacentes à comunicação organizacional interna, principalmente a comunicação estabelecida entre gestores e seus subordinados. Ruck e Welch (2012) identificaram abordagens de avaliação centradas na gestão, em vez de centradas nos funcionários. O presente estudo preenche esta lacuna de pesquisa ao investigar a comunicação interna sob a lente dos servidores públicos. O objetivo do estudo é analisar a influência da comunicação interna no desempenho de tarefas, mediada pelo engajamento de servidores públicos.
A literatura apresenta constatações empíricas de que a comunicação interna está associada ao engajamento dos funcionários (Karanges, Johnston, Beatson & Lings, 2015) e ao desempeno de tarefas (Abugre, 2011). Também sustenta que o engajamento dos funcionários exerce influência positiva no desempenho de tarefas (Shantz, Alfes, Truss & Soane, 2013). Portanto, para obter maior engajamento dos funcionários e motivá-los para um desempenho de tarefas superior, a comunicação eficiente torna-se indispensável nas organizações (Rajhans, 2012).
O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de levantamento (survey) com 438 servidores públicos de uma Secretaria de Estado, da região Sul do Brasil. Para a realização da pesquisa, desenvolveu-se um questionário, com assertivas extraídas de estudos anteriores, disponibilizado na plataforma Google Forms. A assessoria de comunicação do gabinete do secretário encaminhou o convite para participação da pesquisa aos 438 servidores públicos da ativa, obtendo-se retorno de 84 respostas válidas. Os dados coletados foram analisados com aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais.
Os resultados do modelo estrutural confirmam as relações propostas na pesquisa entre: a comunicação interna e o engajamento dos servidores públicos (H1); o engajamento e o desempenho de tarefas (H2); e a comunicação interna e o desempenho de tarefas (H3). Também denotam relação entre a comunicação interna e o desempenho de tarefas com a inclusão do engajamento enquanto variável mediadora, com efeito mediador parcial (H4).
Os resultados da pesquisa mostraram que a comunicação interna está associada diretamente com engajamento, e esse está diretamente associado com desempenho de tarefas. Associação direta entre a comunicação interna e o desempenho de tarefas também foi observada. E, o engajamento apresentou mediação parcial na relação entre a comunicação interna e o desempenho de tarefas. Isso sugere que os responsáveis pela comunicação organizacional interna precisam atentar-se à comunicação estabelecida com os funcionários como forma de engajá-los e obter melhorias no desempenho das tarefas que realizam.
Karanges, E., Johnston, K., Beatson, A., & Lings, I. (2015). The influence of internal communication on employee engagement: A pilot study. Public Relations Review, 41(1), 129-131. Shantz, A., Alfes, K., Truss, C., & Soane, E. (2013). The role of employee engagement in the relationship between job design and task performance, citizenship and deviant behaviours. The International Journal of Human Resource Management, 24(13), 2608-2627. Doi:10.1080/09585192.2012.744334.