Resumo

Título do Artigo

Homens de negócios no século XXI: três possibilidades em perspectiva
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Palavras Chave

Homem de negócios
Sociologia disposicionalista
Tipo ideal

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Rodrigo Guimarães Motta
PUC-SP - Pontifícia Universidade de São Paulo - São Paulo
2 - Maria Amelia Jundurian Cora
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Administração campus Arapiraca

Reumo

Manoel, Leandro e Joverley são homens de negócios brasileiros que construíram suas carreiras ao longo das últimas décadas do século passado e as primeiras deste. Com trajetórias de vida muito distintas, os três tiveram pontos de partida, familiar e social, diferentes, assim como a formação acadêmica e profissional. Mesmo assim, cada um à sua maneira, obteve destaque nos negócios, seja como empresário ou como executivo.
A partir dessas três histórias de vida, os alunos são convidados pelo professor responsável por ministrar o caso de ensino a refletir de forma crítica sobre as disposições herdadas e adquiridas de cada um desses homens de negócios. Além disso, é introduzido o conceito de tipo ideal, tal qual elaborado por Max Weber, e o tipo ideal de homem de negócio contemporâneo. Os alunos são também orientados a fazer uma reflexão individual sobre os contextos social, acadêmico e econômico em que estão eles próprios inseridos e, nesse momento precoce de sua trajetória, de qual tipo ideal se aproximam.
Este caso de ensino utilizou metodologia de pesquisa narrativa, na qual cada um dos três homens de negócios, todos conhecidos dos autores, foram selecionados intencionalmente por se aproximarem, cada um deles, de um dos tipos ideais de homens de negócios contemporâneos. Cada um narrou, cada um a partir do seu ponto de vista, sua trajetória pessoal e profissional durante três horas. Essas entrevistas foram transcritas e gravadas para servir de suporte para a redação posterior do caso.
A utilização deste caso de ensino por parte de professores e estudantes é recomendada para, entre outras, as disciplinas de sociologia, teoria geral da administração, teoria das organizações e cultura das organizações nos cursos de graduação em administração de empresas, ou de outras ciências sociais aplicadas relacionadas.
SÁ, Márcio. A sociologia disposicionalista e o homem de negócios contemporâneo. In: VI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. Anais... Florianópolis, 2010, p.1-16. WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais. Campinas: Editora Unicamp, 2015.