Resumo

Título do Artigo

AS MULHERES E A LIDERANÇA: um estudo multicasos com empresárias de Chapecó (SC)
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança
Mulher empresária
Mulher líder

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Graciela Fernanda Filippini
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Mestrado Profissional em Administração
2 - Nelson Santos Machado
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus de Chapecó
3 - Sayonara de Fatima Teston
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó

Reumo

Este estudo se justifica porque oportuniza reflexões acerca da participação da mulher no mercado de trabalho e, em especial, em funções de liderança à frente do próprio negócio. A entrada da mulher no mercado de trabalho é uma conquista da qual não haverá retrocesso. Apesar de barreiras que permanecem dificultando a ascensão das mulheres, percebem-se conquistas significativas.
O objetivo geral deste estudo visou compreender como mulheres se tornam líderes e constituem seus negócios. Para atender este objetivo geral, um caminho foi percorrido: a) descrever a trajetória profissional e de vida das mulheres líderes participantes; b) identificar barreiras à ascensão da mulher a cargos de liderança; c) descrever e analisar as estratégias adotadas pelas mulheres para lidar e/ou superar as barreiras vivenciadas; d) avaliar os elementos que compõem os estilos de liderança exercidos pelas entrevistadas.
As escolas clássicas de liderança deram origem à teoria dos traços, teoria comportamental e teoria contingencial que adicionou os aspectos situacionais às características e aos comportamentos dos líderes. Como evolução, a teoria da nova liderança emergiu dos estudos de liderança transacional, transformacional e carismática, que se mostraram válidos para compreender a liderança da mulher. Na sequência, abordou-se a liderança feminina nas organizações, bem como as barreiras e estratégias adotadas pelas mulheres para conquistar funções de liderança, que permitiram definir as categorias do estudo.
Trata-se de estudo com abordagem qualitativa do tipo descritivo e interpretativo, com o delineamento do estudo de múltiplos casos, envolvendo quatro mulheres líderes de Chapecó, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, tratados pela técnica de análise de conteúdo.
O estudo permitiu descrever a trajetória profissional e de vida das entrevistadas, bem como as barreiras e obstáculos enfrentados e as maneiras que encontraram para superá-los até o momento e posição que ocupam hoje. Também permitiu compreender como as participantes se veem enquanto líderes, identificar as características de cada uma que dificultaram e facilitaram a ascensão e o desenvolvimento da liderança, bem como os desafios futuros para seguir evoluindo.
Percebe-se que as mulheres ainda necessitam demonstrar competência ou provar que são capacitadas para comandar empresas. Para tal, desenvolvem estratégias para enfrentar as barreiras à ascensão de maneira individualizada, conforme a situação demanda. A busca de conhecimento é estratégia unanima entre as líderes entrevistadas. A evolução da mulher no mercado de trabalho e em postos de gerência e direção é crescente e tende a se ampliar exponencialmente no futuro, razão pela qual passa a ser pauta de pesquisa de número crescente de estudos organizacionais.
BASS, B. M. The Bass Handbook of Leadership: theory, research, and managerial applications. 4 ed. New York: The Free Press, 2008. CHEN, J.; HOUSER, D. When are women willing to lead? The effect of team gender composition and gendered tasks. The Leadership Quarterly, v. 30, n. 6, p. 1-16, 2019. EAGLY, A. H.; KARAU. Female Leadership advantage and disadvantage: resolving the contradictions. Psychology of Women Quarterly, v. 31, p. 1-2, 2007. HRYNIEWICZ, L. G. C.; VIANNA, M. A. Mulheres em posição de liderança. Cad. EBAPE. BR, v. 16, n. 3, p. 331-344, set. 2018.