Resumo

Título do Artigo

Evolução dos modelos de compartilhamento de conhecimento organizacional: análise da produção científica entre 1997-2019
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Compartilhamento de conhecimento
Gestão do conhecimento
Modelos

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Glícia Maria Dias de Freitas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Campus Porto Velho

Reumo

Transformações inerentes à era da tecnologia e da informação têm estabelecido uma cultura onde as organizações buscam aprender e se desenvolver constantemente para atender as demandas com rapidez e efetividade. Assim, o conhecimento passa ser percebido como recurso valioso no ambiente de negócios, e as práticas para otimizar sua utilização perpassam as dinâmicas de compartilhamento do conhecimento, que ao longo dos anos têm sido investigadas através de modelos com a intenção de assimilar o fenômeno de compartilhamento.
A fim de contribuir para a compreensão dos processos de compartilhamento de conhecimento organizacional a partir de abordagens baseadas em evidências, esta pesquisa procurou responder à seguinte pergunta: quais são os principais elementos comuns aos modelos de compartilhamento de conhecimento organizacional? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo foi analisar os modelos propostos para compartilhamento de conhecimento organizacional em pesquisas teórico-empíricas, através de revisão sistematizada da literatura de gestão, no período de 1997 a 2019.
As bases teóricas fundamentam-se na definição de conhecimento, que se configura como recurso intangível e estratégico, capaz conferir às instituições vantagem competitiva (ANGELONI, 2008; DAVENPORT; PRUSAK, 1998). Com isso, a Gestão do Conhecimento emerge como conjunto de práticas gerenciais para gerar, acessar, reutilizar e otimizar o conhecimento, dentre elas, o compartilhamento de conhecimento. O compartilhamento compõe o ciclo de criação do próprio conhecimento e corresponde à troca de informações, sugestões, ideias e experiências organizacionais entre indivíduos (NONAKA; TAKEUCHI, 1997).
Após a captação e análise dos estudos teórico-empíricos, foram localizados 64 trabalhos sobre o tema, publicados em 26 países, indexados a 57 periódicos e escritos por 180 autores. Os resultados demonstram o crescente interesse no tema compartilhamento de conhecimento nos anos recentes, que tem sido objeto de estudo em diferentes configurações dentro dos contextos organizacional, acadêmico e área da saúde. As pesquisas, em sua maioria quantitativas, trabalham o compartilhamento de conhecimento tanto como antecedente, consequente ou variável moderadora.
Os resultados indicam que algumas das variáveis que atuam como barreiras ou fatores facilitadores ao compartilhamento referem-se à comunicação, status/poder, confiança, suporte organizacional e são recorrentemente examinadas nos modelos. O compartilhamento de conhecimento apresenta-se como um processo dinâmico e complexo, estando relacionado principalmente às investigações sobre inovação, aprendizagem organizacional e melhoria no desempenho das empresas. Apesar disso, a escassez de estudos comparativos e longitudinais caracterizam-se como lacuna e oportunidade de pesquisas futuras.
ANGELONI, M. T (Coord.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008 DAVENPORT, Thomas H; PRUSAK, Laurence. Working knowledge: how organizations manage what they know. Boston, MA: Harvard Business School Press, 1998. NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.