Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA PROVIMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE EM ÉPOCA DE COVID-19
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Palavras Chave

Administração Pública
Tecnologia e Inovação
Covid-19

Área

Administração Pública

Tema

O Covid-19 e a Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Francisco Teixeira Pereira
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Conceição
2 - Cristiane Santana Teles Pereira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda
3 - Isabel Cristina dos Santos
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A Covid-19 é uma doença que apresenta espectro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros graves. No Brasil, o vírus espalhou-se rapidamente por todo o país. O isolamento social, indicado pela OMS como melhor forma de controlar a pandemia, foi adotado em todos os estados, inclusive São Paulo. Profissionais da Segurança e da Saúde, cujas atividades são essenciais, também correm riscos e levam o risco para suas famílias. Administrar o serviço público adotando medidas inovadoras e tecnologias, pode ser uma estratégia para aumentar a Segurança e garantir a oferta de serviços de Saúde.
O objetivo central deste trabalho é identificar quais tecnologias e ações inovadoras o estado de São Paulo tem utilizado no combate à Covid-19. Este trabalho busca responder ao seguinte problema de pesquisa: quais tecnologias e ações inovadoras estão sendo utilizadas e apoiam a Administração Pública a superar os desafios para a Segurança e a Saúde da população no estado de São Paulo, durante a pandemia?
A Covid-19 foi confirmada em São Paulo (SP) em 26/02/2020. O Ministério da Saúde, aponta SP líder absoluto em no. de casos confirmados e mortes, mas também é o estado mais populoso da país. Ações comunitárias são fundamentais para enfrentar a Covid-19, incluem restrição a serviços não essenciais, transporte e locais onde possa haver aglomerações. O gestor público pode melhorar serviços públicos e atendimento aos clientes, desenvolvendo produtos e processos modificados por tecnologia. Inovar necessita conhecer, combinar novo e existente, externo e interno. Absorver conhecimento imediatamente.
Após o 1º caso de Covid-19, o Governo de São Paulo criou o Centro de Contingência para coordenar e monitorar ações contra a propagação do vírus. Medidas comunitárias são fundamentais. São Paulo adotou ações que envolvem inovação em Gestão Pública e/ou recursos tecnológicos para aumentar a segurança da população e dos agentes públicos, como a utilização de drones, a exemplo de países como China e França. Implantou tele medicina, atendimento virtual, ativou centros de triagem, monitoramento inteligente da população, acesso gratuito a vídeo aulas e criação de programa de inovação e tecnologia.
O risco de contaminação pela Covid-19 mudou a forma como a sociedade. Medidas de isolamento social obrigaram pessoas a ficar em casa. A Administração Pública precisou ajustar a prestação dos serviços à população principalmente na Saúde e na Segurança Públicas. O estado de São Paulo, para garantir a segurança da população e de seus servidores adotou uma série de medidas para garantir, ampliar e melhorar o atendimento à população. Pode-se concluir que São Paulo busca utilizar recursos tecnológicos e ações inovadoras na Gestão Pública para o combate à pandemia de Covid-19.
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