Resumo

Título do Artigo

INDICADORES PARA O PROCESSO DE ALTERAÇÃO DE CUSTOS DA ÁREA DE PRICING DE UMA STARTUP
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Palavras Chave

Indicadores
Processo
Startups

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Daphny Jerussalem Franco
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico - Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Para negócios que desejam a escalabilidade e expansão, as tarefas para construir e acompanhar métricas de desempenho são imprescindíveis para assegurar que processos estejam sendo conduzidos para o rumo certo, fato esse propiciado pelos indicadores organizacionais. (MXM Sistemas, 2017). Conforme Van Bellen (2004), os indicadores visam a agregação e quantificação das informações para que o seu significado torne-se aparente, além de simplificar as informações de fenômenos complexos, melhorando o processo comunicativo.
O objetivo desta pesquisa é identificar indicadores para o monitoramento e controle do processo, bem como desenvolver um dashboard com esses indicadores no PowerBI. Desta forma, a questão de pesquisa que o artigo busca responder é: quais seriam os indicadores recomendados para o monitoramento e controle desse processo?
Segundo Lima e Magalhães (2017, p. 4), o dashboard é um painel de informação, o qual, geralmente, assume uma forma de representação visual, acumulando em um lugar várias informações relevantes, que antes poderiam permanecer dispersas. Sua função é representar as informações de um conjunto de dados de maneira resumida e de fácil compreensão. Para construção do dashboard, a identificação e definição dos indicadores é necessária, num contexto de sistemas de informações gerenciais estes são conhecidos como KPIs (sigla em inglês para Key Performance Index).
O estudo de caso ocorreu no processo de alteração de custos do Pricing da startup Gama. Como coleta de dados, utilizaram-se as entrevistas com profundidade, a observação participante e análise documental para compreender o processo. Levantaram-se as necessidades informacionais para o processo, que foram categorizadas em tipos de indicadores. Aplicou-se o Balanced Scorecard a fim de que os indicadores estivessem alinhados às estratégias organizacionais. Com os indicadores, realizou-se um dashboard no PowerBI, utilizando o modelo de referência em Visualização de Informação de Card et al. (1999).
Os indicadores foram separados por temática em visões no PowerBI: resumo, que oferece um panorama dos indicadores; custos pendentes, que sobre as solicitações que estão pendentes de aprovação de supervisores e gerentes; custos pendentes por data de início, apresenta a quantos dias um custo está pendente de aprovação em relação a sua data de início; custos programados, demonstra a data de entrada e de acordo com seus tipos; custos programados por fornecedores; custos promocionais ativos e a visão que substitui o preenchimento manual de uma planilha no Google Drive.
Desse modo, os indicadores e o dashboard trouxeram agilidade para o processo, além de facilitar a melhoria contínua, em vista que, a partir dos indicadores é possível realizar uma análise de desempenho do processo, modificando os pontos que ainda carecem de melhorias, de acordo com Coelho et al. (2008). Outro aspecto importante foi a contribuição da Visualização da Informação, a qual possibilita uma representação visual para que o observador possua maior entendimento sobre os dados a serem analisados. (ROMANI e ROCHA, 2001).
CARD, S. K. et al. Information visualization: using vision to think. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 1999. FREITAS, C. M. D. S.; et al. Introdução à visualização de informações. Revista de Informática Teórica e Aplicada, Porto Alegre, RS, v. 8, n. 2, p. 143-158, 2001.Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2020. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos - balanced scorecard: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.