Resumo

Título do Artigo

EU NÃO SOU PLUS SIZE: a percepção de consumidoras de moda de tamanhos maiores
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Palavras Chave

Moda plus size
Autoimagem corporal
Comportamento do consumidor

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Janaína Martins dos Reis
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Santo Agostinho
2 - Caissa Veloso e Sousa
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho
3 - Nayara Kelly Batista
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho

Reumo

A moda tem um papel importante na economia brasileira, além de visibilidade positiva no mundo (SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, 2015), o que é ser evidenciado quando se observa a importância do setor para o país, o qual ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de confeccionados da cadeia têxtil, sendo que a maior parte de sua produção é destinada ao mercado interno ( ABIT, 2018).No entanto, o padrão de beleza imposto pela mídia e pela indústria da moda, com medidas definidas “como ideais”, não corresponde à maioria da população, a qual exclui pessoas obesas
O padrão de beleza imposto pela mídia e pela indústria da moda, com medidas definidas “como ideais”, idealizadas como o “corpo perfeito,” não corresponde à maioria da população, a qual exclui pessoas com excesso de peso (SCUSSEL et al., 2018). Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar percepção de consumidoras acima do peso e obesas, residentes na cidade de Belo Horizonte/MG, sobre o mercado de moda plus size e o sentimento emergente a partir da necessidade de consumo de moda.
A moda é um processo de difusão social pelo qual um novo estilo é adotado por um ou mais grupos de consumidores. A moda é um processo de difusão social pelo qual um novo estilo é adotado por um ou mais grupos de consumidores. No entanto, a moda ou estilo se refere a uma combinação específica de atributos. Assim, estar na moda significa que um grupo de referência aprova determinada combinação (SOLOMON, 2016). No contexto da moda surge o plus size, que busca atender o mercado crescente atrai empreendedores com promessa lucrativa vinculada ao segmento.
Em termos metodológicos a pesquisa se caracteriza como descritiva e de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado, com 20 consumidoras com idades entre 23 a 61 anos com excesso de peso na região metropolitana de Belo horizonte. Para tratamento dos dados realizou-se análise de conteúdo.
Em relação ao mercado de moda em tamanhos maiores, os resultados da pesquisa apontam para uma escassez da oferta de peças que proporcionem conforto, qualidade e modernidade, com preço acessível para consumidoras plus size. Em decorrência da dificuldade de encontrar a vestimenta adequada, a maioria das entrevistadas declararam sentir-se desconfortável para ir a certos eventos e lugares, consequentemente, sendo esse um fator de exclusão social.
A discriminação de pessoas obesas é percebida em vários contextos sociais, inclusive no mercado de trabalho, o que contribui para o estigma de ser obeso. Percebe-se comprometimento emocional e psicológico das pessoas com excesso de peso e obesidade, os quais estão inseridos numa sociedade que culturalmente valoriza o corpo magro disseminado como estereótipo de corpo saudável. Por outro lado, foi observado que pode existir uma distorção da autoimagem corporal em mulheres plus size, especialmente em virtude da subestimação do próprio peso e do tamanho adequado do seu manequim.
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