Resumo

Título do Artigo

O QUE EMPRESAS PODEM APRENDER COM STARTUPS UNICÓRNIOS PARA SUPERAR A CRISE COVID-19
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Palavras Chave

Startups unicórnios
Inovação em Modelo de Negócio
Covid-19

Área

Empreendedorismo

Tema

COVID-19 e seus Efeitos na área de Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Cristina Doritta Rodrigues
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/ESPM)
2 - Matheus Noronha
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - Programa Internacional de Gestão Internacional de Empresas

Reumo

Ainda não é possível mensurar os impactos causados e que ainda estão por vir decorrentes da pandemia. Grandes, médias e pequenas empresas foram atingidas de imediato. Enquanto empresas lutam para voltar ao seu funcionamento, outras praticam novas medidas para manterem-se ativas na crise e tentar superá-la. Dentre estas se encontram as unicórnios que enfrentam desafios que podem ser vistos como oportunidades que impulsionam gestores a atuar de maneira diferenciada, colocando em prática novas medidas, visando manter e fortalecer os valores, o desempenho, e atender às demandas da sociedade.
A pandemia impulsionou a urgência de empreendedores e gestores a disponibilizar produtos e serviços com o apoio de plataformas digitais com rápida resposta, mas nem todas as empresas conseguem responder à crise desta maneira. Diante desta conjuntura o problema de pesquisa visa responder: O que startups unicórnios estão fazendo para superar a crise Covid-19? O objetivo é mapear medidas que estão sendo implementadas por startups unicórnios durante a crise e mostrar quais aprendizados podem ser extraídos para auxiliar empreendedores e pequenos e médios negócios a superarem este momento.
O quadro teórico aborda as startups unicórnios, conceito, características, identifica doze unicórnios brasileiras, e discorre sobre os impactos da crise Covid-19 nas startups e a inovação em modelos de negócios (IMN) digitais, apresentando-se um panorama dos impactos negativos nos negócios de startups e das unicórnios e como a IMN pode impactar positivamente os negócios dessas empresas e moderar efeitos negativos da crise. Emprega-se a lógica indutiva da qual decorrem três proposições cujas inter-relações são apresentadas via modelo teórico.
A pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso múltiplo, os casos estudados são Nubank, Quinto Andar, Gympass, Stone e 99. Os dados primários foram coletados por meio de 10 entrevistas individuais em profundidade, realizadas online, gravadas e transcritas. Seguiu-se um roteiro semiestruturado. A coleta deu-se em maio/junho de 2020. Dados secundários foram coletados em jornais, revistas, podcasts e vídeos, disponibilizados em ambiente virtual. A técnica utilizada é a análise de conteúdo com o uso do Atlas.ti.
Confirmam o modelo teórico. Com exceção da 99, as unicórnios implementaram medidas inovadoras ao modelo de negócios que estão ligadas a adoção de novas plataformas digitais de comunicação para acelerar o fluxo de informação; estratégias para aumentar a rede de parceiros e atender demandas logísticas e de execução; e adaptação na prestação de serviços de pagamentos e créditos. Essas medidas conectam-se para mitigar impactos negativos da crise e permitem que as operações das unicórnios continuem. Elas também são direcionadoras de aprendizados para empreendedores e PMEs para superar a crise.
Dentre as novas medidas mapearam-se formações de novas redes de parcerias, flexibilização de taxas de pagamentos, adaptação de processos logísticos, captação de investimento externo e um forte impulso no refinamento digital de operação interna das unicórnios. Apesar de estas empresas terem base tecnológica, a pandemia impulsionou o refinamento digital e as capacidades de inovar. Os Casos mostram que empreendedores e PMEs devem desenvolver capacidades para inovar em seus modelos de negócios e uma solução é a digitalização para enfrentar a crise e superá-la no futuro.
García-Gutiérrez, I., & Martínez-Borreguero, F. J. (2016). The innovation pivot framework: fostering business model innovation in startups: a new tool helps entrepreneurs design business models by identifying the sources of competitive advantage embedded in an innovation. Research-Technology Management, 59(5), 48-56. Nassif, V. M. J., Corrêa, V. S., & Rossetto, D. E. (2020). Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da pandemia do Covid-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(2).