Resumo

Título do Artigo

INOVANDO MODELOS DE NEGÓCIOS POR MEIO DE RELACIONAMENTOS RESPONSÁVEIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
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Palavras Chave

Inovação
Responsabilidade social corporativa
Sustentabilidade

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Letícia Mattiuz Bragagnolo
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Escola de Negócios
2 - Raquel Fassini
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Escola de Negócios

Reumo

Na atualidade, as empresas de todos os portes e segmentos são exigidas a apresentarem novidades constantemente como forma de manterem-se competitivas. As práticas de Responsabilidade Social (RSC) também forçam mudanças significativas nos processos organizacionais e em seus modelos de negócios. Dessa forma, a área assume um papel importante visto que o relacionamento da empresa com seus stakeholders atualmente é considerado necessário para o sucesso competitivo das empresas.
Dentro desse contexto, a pesquisa tem o seguinte problema a ser investigado: o relacionamento responsável com parceiros e clientes influencia na inovação no modelo de negócios? Sendo assim, o objetivo deste estudo é entender se há alguma relação entre o fomento de ações de responsabilidade social e sustentabilidade com inovação nos modelos de negócio que adotam essas práticas.
RSC tem seu marco original em 1953, com a publicação de Bowen. Estudos evoluíram o conceito e sua definição. Nesse sentido, Davis (1973) define RSC como ações desenvolvidas pela organização que busquem gerar o bem-estar social e que não tenha como motivador aspectos financeiros, econômicos e legais. Já o modelo de negócios é um modelo conceitual, representa a arquitetura organizacional e financeira, e define a forma como uma empresa entrega valor aos seus clientes (TEECE, 2010). Estudos abordam que mudanças nos parceiros, ou no segmento de clientes, levam à Inovação no Modelo de Negócio (IMN).
O resultado inicial da buscam obteve como resultado 88 artigos. Contudo, após a seleção dos artigos, foram analisados 32 estudos. Com base na leitura dos artigos selecionados, foi possível relacionar os achados e separar as análises em 4 categorias distintas. Embora a problemática envolvesse o relacionamento com clientes e parceiros, nota-se que as ações de RSC extrapolam essa condição, sendo aplicadas a outros aspectos, como a sociedade como um todo, por exemplo e influenciam ainda mais na IMN.
De posse dos resultados, pode-se dizer que o estudo atingiu seu objetivo, uma vez que fica clara na análise dos estudos que a relação de responsabilidade social com stakeholders favorece positivamente a IMN. É possível perceber, ainda, que esses comportamentos de responsabilidade e de sustentabilidade ultrapassam as fronteiras da organização e das partes interessadas diretamente, criando valor e impacto na sociedade como um todo, promovendo bem-estar social e ambiental.
BOWEN, H.R. Social responsibilities of the businessman. University of Iowa Press, 2013. CHESBROUGH, H. Business model innovation: Opportunities and barriers. Long Range Planning, [s. l.], v. 43, n. 2–3, p. 354–363, 2010. DAVIS, K. The case for and against business assumption of social responsibilities. Academy of Management journal, v. 16, n. 2, p. 312-322, 1973. GUPTA, S.; KUMAR, V. Sustainability as corporate culture of a brand for superior performance. Journal of World Business, v. 48, n. 3, p. 311-320, Jul 2013.