Resumo

Título do Artigo

GAMIFICAÇÃO PARA IMPULSIONAR DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS: o caso do Startup Day UPF 2019
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Palavras Chave

Inovação
Empreendedorismo
Gamificação

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Marcos Eduardo Bertol
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. - PPGADM - Mestrado
2 - Anderson Neckel
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
3 - Juliana Birkan Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGA
4 - Amanda Regina Leite
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC
5 - MAIRA SGARBOSSA
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - PASSO FUNDO

Reumo

As constantes mudanças na formulação de novos negócios, orientadas por processos de inovação, nos permitem olhar para uma nova configuração na formulação e criação dos negócios, por meio de eventos de imersão como o Startup Day UPF. Diante de um cenário cada vez mais competitivo e globalizado a inovação é percebida como essencial. Assim desenvolve-se tanto no contexto da inovação das organizações, e na articulação de estudos, mecanismos que possibilitem a “lógica inovativa”. Como no caso da gamificação que se utiliza de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas .
O uso da Gamificação com foco no desenvolvimento de novas ideias de negócios traz maior engajamento, otimizando os resultados e impulsionando os mercados físicos e virtuais. O processo ajuda que a obtenção de feedback seja mais rápida, melhorando assim o potencial de melhoria. Sendo a Gamificação um mecanismo de treinamento dos competidores em questão por facilitar o desenvolvimento das habilidades de um novo negócio, o problema de pesquisa do presente artigo é: qual a eficácia do uso da ferramenta da Gamificação em um evento de imersão para o desenvolvimento de novos negócios?
A inovação surge como conceito dos estudos do economista Joseph Schumpeter, que lança os primeiros olhares sobre como a inovação. A gamificação corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos, despertar engajamento em público específico. Design thinking processo de inovação centrado no homem que enfatiza a observação, colaboração, aprendizado, processo com base na observação, identificação de ideias. O Startup Day UPF a metodologia do evento consiste em uma estrutura gamificada, que envolve elementos de desenvolvimento engajamento e recompensas.
A pesquisa foi aplicada durante o Startup Day UPF 2019, evento que já faz parte do calendário da Universidade de Passo Fundo desde 2017 e que, durante as 24 horas do evento. A primeira, qualitativa, por meio de observação não participante. Já a segunda, quantitativa, por meio de um questionário eletrônico, com 85 respostas obtidas de participantes do evento. Os dados foram analisados através de análise qualitativa, e posteriormente foi realizada a análise quantitativa por meio da formulação de questionários, utilizando dados estatísticos.
Ao analisar todas as dimensões da pesquisa é possível identificar que os elementos do jogo a motivação e a recompensa estão diretamente relacionados com a eficácia da gamificação com relação ao engajamento dos participantes. Ao desenvolver um cenário que integre profissionais de diferentes áreas do conhecimento como níveis de escolaridade distintos se expandirá diretamente o nível de rendimento consecutivamente o nível de envolvimento com a atividade proposta. O desafio também apresenta um papel importante na atividade de gamificação possibilitando aos participantes terem resultado inesperados
KUMAR, K.; ZINDANI, D.; DAVIM, J. P. Introduction to Design Thinking. In: Design Thinking to Digital Thinking. Springer, Cham, 2020. p. 3-15. MARCZEWSKI, A. Gamification: A Simple Introduction: tips, advice and thoughts on gamification. 2. ed. Self-published. 2013. ROSSATO, D. M.; NECKEL, A.; MOZZATO, A. R.. Startup Day: 24 horas de imersão no desenvolvimento de novos negócios e a gamificação como influência no engajamento dos participantes. In: XXI SEMEAD Seminários em Administração, 2018, São Paulo. Anais..., 2018.