Resumo

Título do Artigo

SISTEMA DE HOSPITALIDADE APLICADO ÀS FEIRAS DE ECONOMIA CRIATIVA: A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE EXTERNO COM O ADVENTO DO CORONAVÍRUS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Hospitalidade
Economia Criativa
Coronavírus

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Covid-19 e efeitos em Turismo e em Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Michelle Caçapava Vigueles
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
2 - ROSEANE BARCELLOS MARQUES
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia/Sao Paulo

Reumo

O artigo apresentado convida o leitor para uma reflexão acerca dos acontecimentos recentes da pandemia do novo coronavírus – Covid-19, ainda muito incertos pelos relatos concedidos até então, mas que já permitem identificar algumas transformações acarretadas pela crise instaurada no Brasil e no mundo. Assim, optou-se por apresentar de que forma as adversidades do ambiente externo, diretamente relacionados a um sistema, podem influenciar no seu funcionamento, pautando-se pela Teoria Geral dos Sistemas associada aos conceitos de hospitalidade, turismo e economia criativa.
Como um fenômeno incontrolável, como a pandemia do novo coronavírus, pode influenciar no funcionamento de um sistema de hospitalidade aplicado às feiras de economia criativa, fazendo com que, para se sustentar no mercado, os negócios tenham que ser reinventados rapidamente? Para responder a esse questionamento, foi desenvolvido o presente artigo que tem por objetivo apresentar como um modelo de sistema de hospitalidade aplicado às feiras de economia criativa, com base na Teoria Geral dos Sistemas, sofre uma transformação em seu funcionamento, por estar exposto às influências do meio ambiente.
O artigo teve como base a Teoria Geral dos Sistemas (TGS) que estuda o todo e não somente partes de um organismo. Também traz que a hospitalidade é uma forma de socialização que implica em relações dotadas de valores de solidariedade e sociabilidade, e obedece a rituais e regras. Resgata a evolução do turismo de evento com as feiras comerciais que permite identificar pessoas com os mesmos propósitos de deslocamentos. Além da economia criativa que se baseia em potenciais ativos criativos para gerar desenvolvimento econômico.
Foram realizadas, a partir de uma abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, bibliográfica com análise documental, que permitiu, além da contextualização do referencial teórico, uma análise voltada à transposição do modelo de sistema, identificando os elementos que influenciam direta ou indiretamente seu funcionamento. Além do mapeamento e busca de informações das transformações das atividades geradas pelo Covid-19, a partir das redes sociais das feiras, e de informações obtidas pela assessoria de um vereador sobre um manifesto e consulta pública para protocolo de retomada a esse evento.
Os resultados apresentados sugerem que, considerando uma mudança no cenário externo, o sistema sofre adaptações para continuar funcionando, e a representação gráfica em um modelo permite simplificar o estudo do sistema. Permite analisar a relação de causa e efeito entre os elementos que o compõem, já que com a impossibilidade de promoverem seus eventos de forma física, as feiras se reinventaram utilizando as plataformas digitais, uma vez que essa frente do turismo de negócios e eventos, ainda que de micro e pequenos empreendedores, sofre com a falta do deslocamento e das relações físicas.
O artigo trouxe a aplicabilidade da Teoria Geral de Sistemas para a hospitalidade nas feiras de economia criativa, com foco na influência do meio ambiente ao funcionamento do sistema, podendo ser uma ameaça às atividades de negócios e à economia em geral. A economia criativa, associada à hospitalidade, pode ser uma alternativa para o mercado de trabalho e turismo, já que traz a criação como pilar dessa nova economia contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da nação, se pensada de forma estratégica, além da empresa melhorar o desempenho se planejar e organizar um modelo sistêmico.
Bertalanffy, L. von. (2010). Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. Camargo, L. O. de L. (2003). Os domínios da hospitalidade. In A. de F. M. Dencker & M. S. Bueno (Orgs.), Hospitalidade: cenários e oportunidades (p. 7–14). São Paulo: Pioneira Thomson Learning. Howkins, J. (2013). Economia Criativa: Como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M. Books do Brasil. Ignarra, L. R. (2003). Fundamentos do turismo. Pioneira Thomson Learning.