Resumo

Título do Artigo

COVID-19: EFEITOS E IMPLICAÇÕES OCORRIDOS NO TURISMO DA ROTA DAS EMOÇÕES LOCALIZADA NO NORDESTE DO BRASIL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Turismo
COVID-19
Rota das emoções

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Covid-19 e efeitos em Turismo e em Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI
2 - ANTONIA AMANDA ALVES PEREIRA MOREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso - Parnaíba Piauí

Reumo

Com as proibições internacionais de viagens que afetaram mais de 90% da população mundial, ou seja, a mobilidade comunitária, o setor do turismo cessou em grande parte do mundo em março de 2020. Isto posto, entende-se que o setor do turismo é especialmente suscetível a medidas para combater a pandemia do COVID-19 no que se refere a mobilidade restrita e o distanciamento social.
Que efeitos e implicações ocorreram no destino Turismo da Rota das Emoções localizada no Nordeste do Brasil em decorrência da pandemia do COVID-19? Objetivo: Estudar os efeitos e as implicações ocorridas no destino turismo da Rota das Emoções localizada no Nordeste do Brasil em decorrência da pandemia do COVID-19.
Entende-se que o COVID-19 trouxe distanciamento social e restrição de aglomerações, fazendo com que vários setores trabalhassem em capacidade operacional reduzida e em diversos casos gerando o fechamento temporário de vários negócios. Este isolamento social afetou organizações, como as empresas de turismo. Em suma, o mundo sofreu uma série de grandes epidemias / pandemias nos últimos 40 anos, mas nenhuma dessas teve implicações semelhantes para o Turismo, e, consequentemente para a economia como a pandemia do COVID-19.
A referida pesquisa será do tipo exploraria, em decorrência desta ser propicia para ajudar a responder questões de pesquisa com pouco aprofundamento do conhecimento científico. Utilizou-se o método de estudo de caso, em decorrência deste ser especialmente usado em instantes em que o tema é embrionário na academia, e quando se faz a inter-relação entre dois assuntos como é o caso do COVID-19 e o Turismo. As empresas objeto de estudo foram as Empresas de Passeio. Uma em cada estado que compõe a Rota das Emoções. Ceará, Maranhão e Piauí. Foram entrevistados um gestor de cada empresa de passeio.
Os principais resultados apontam os efeitos e as implicações que a pandemia do COVID-19 trouxe para a Rota da Emoções nas empresas objeto de estudo, e, consequentemente para empresas parceiras que fazem parte desse citado clusters.
Conclui-se de maneira geral que as empresas investigadas sofreram impacto direto da pandemia, impactando em seus clientes, parceiros, receitas, resultados. E que a única estratégia até agora viável para combater a pandemia é o isolamento social, a higienização, o respeito para com seus clientes e colaboradores, e tentar manter, por meio de uma estratégia de marketing, o mercado preparado para uma futura e breve volta das atividades de turismo que alicerçam e norteiam a região da Rota das Emoções, que é um dos principais pontos turísticos do Nordeste, e, concomitantemente do Brasil.
Gossling, S., Scott, D., & Hall, C. M. (2020). Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, 1-20. Hall, C. M., Scott, D., & Gössling, S. (2020). Pandemics, transformations and tourism: be careful what you wish for. Tourism Geographies: An International Journal of Tourism Space, Place and Environment, 1-22. Silva, D. L. B. da, Hoffmann, V. E., & Costa, H. A. (2020). Confiança em redes de cooperação do turismo: análise de seu papel e elementos vinculados em Parnaíba, Piauí, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14(2), 9-29.