Resumo

Título do Artigo

UMA ALTERNATIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA WEBERIANA À ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA LIDERANÇA CARISMÁTICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança carismática
Weber
Interpretativismo

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Antonio dos Santos Silva
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (UNINCOR) - Três Corações
2 - Antonio Carvalho Neto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - PPGA
3 - Ana Carolina Ribeiro Sandroni dos Santos
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (UNINCOR) - Três Corações - MG

Reumo

Este ensaio propõe uma alternativa teórico-metodológica à abordagem comportamental da liderança carismática do mainstream norte-americano a partir da sociologia weberiana. Trata-se de uma proposta de investigação do fenômeno liderança sob a perspectiva da sociologia compreensiva, tratando a liderança no âmbito da relação social, apropriando-se de conceitos e dos objetivos metodológicos weberianos, tais como autoridade, dominação, tipos ideais, entre outros presentes neste trabalho. Em resumo, tem-se como referências os tipos ideais e estruturas de dominação weberianos.
Problema de pesquisa: como abordar o fenômeno da liderança como relação social tomando como referência as categorias sociológicas e o método interpretativo weberianos em escolas de educação básica? O objetivo geral do artigo é compreender e exemplificar conceitos e técnicas empregadas por Weber (1864-1920), na liderança carismática. São dois os desafios que se enfrenta nesta nossa proposta de trabalho: 1- aplicar a teoria e o método weberianos para fenômenos sociais no estudo da liderança; e, 2- desvencilhar-se das amarras e possíveis vícios de interpretação do tema liderança.
O pressuposto básico para este trabalho é que o termo carisma tem sido utilizado de forma pouco coerente com sua origem de natureza sociológica. Usa-se carisma tanto para descrever atributos da personalidade (Burns, 1978, 2003; Bass, 1985; Becker, Bass e Avolio, 1993) quanto para descrever elementos da relação social entre líderes e liderados (Nelson, 2010; Santos-Silva e Carvalho Neto, 2012). Isto se reflete na construção de consensos pouco substanciais sobre os adjetivos que, nas últimas décadas, acompanharam o termo liderança (visionária, carismática, cultural, transformacional).
Refletindo sobre os estudos de liderança das últimas décadas, que teve em Burns (1985, 2003) uma figura central, o fenômeno liderança foi intensivamente descrito através de percepções e comportamentos individuais dos líderes (na maioria das vezes pessoas influentes da sociedade), ou dos efeitos, também psicológicos, nos liderados (Dumas e Sankowsky, 1998; Walter e Bruck, 2009). Por isto, apesar das pesquisas apresentarem-se muitos conceitos homônimos aos da sociologia, eles divergem em essência dos utilizados na perspectiva da sociologia, principalmente da sociologia compreensiva weberina.
Neste ensaio foi delineado um modo de pesquisar a liderança carismática em alternativa aos estudos com base comportamental psicológica. Procura-se expor como é rica a abordagem sociológica dos fenômenos sociais e como aplicar esta metodologia em estudos organizacionais. Embora este ensaio trate especificamente do estudo da liderança vislumbra-se a possibilidade de replicar esta metodologia para outros construtos da gestão de organizações.
Bass, B. (1985). Leadership and performance beyond expectations. New York: Free Press. Burns, J. M. (2003). Transforming leadership: a new pursuit of happiness. New York: Atlantic Monthly Press. Walter, F. & Bruch H. (2009). An Affective Events Model of Charismatic Leadership Behavior: A Review, Theoretical Integration, and Research Agenda. Southern Management Association. Journal of Management 35 (6) 1428-1452. Weber, Max (2004). Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. V. 1 e v. 2, DF: Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial.