Resumo

Título do Artigo

HIGIENE MENSTRUAL: Investigando a Preferência e Resistência ao Consumo de Alternativas Sustentáveis
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Palavras Chave

Consumo sustentável
Higiene menstrual
Produtos menstruais sustentáveis

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - CINDY LOUREEN BERNARDO LIMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
2 - Núbia Costa de Almeida Braga
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - Érica Maria Calíope Sobreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - CEPPAD/UFPR
4 - Cláudia Buhamra Abreu Romero
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

O mercado oferece um número crescente de produtos verdes, sustentáveis ou eco-friendly, e diversos estudos discutiram fatores motivacionais de consumo e as atitudes dos consumidores em relação a esses produtos (TANNER; KAST, 2003). Dentre os produtos sustentáveis, o mercado apresenta uma oferta maior e mais variada de produtos de higiene menstrual (FELITTI, 2016). Ainda assim, os produtos comercializados de forma predominante no mundo são os absorventes descartáveis. Tais produtos são, desde a sua produção até o seu descarte, danosos ao meio ambiente (THE GUARDIAN, 2015).
A partir do exposto sobre a busca crescente de consumidores por produtos verdes, sustentáveis ou eco-friendly, com ênfase nos produtos de higiene menstrual, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a preferência e a resistência ao consumo de alternativas sustentáveis de higiene menstrual entre mulheres.
As preocupações com o impacto das atividades humanas no meio ambiente aumentassem, e, consequentemente, com o consumo de produtos sustentáveis (BODUR et al., 2015). O consumidor também tem se mostrado mais preocupado com as questões ambientais. Nesse sentido, diversos fatores influenciam nas escolhas de consumo mais sustentável (psicológicos, pessoais, culturais, sociais e situacionais). A oferta de produtos de higiene menstrual mais comprometidos com a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar das consumidoras têm aumentado (FELITTI, 2016), com alternativas de produtos reutilizáveis.
Esta pesquisa foi de caráter qualitativo exploratório (DIEHL, TATIM, 2004). Foram aplicadas vinte entrevistas semiestruturadas com mulheres que usam produtos de higiene menstrual tradicionais ou alternativas sustentáveis. Isso se deu através da ferramenta Google Meet, totalizando por volta de 6h de gravações. A escolha das entrevistadas se deu por conveniência, fazendo uso da técnica de snowball (bola de neve) para que estas indicassem outras possíveis entrevistadas dentro da temática (MORROW, 2005). A análise dos dados se deu pela análise de conteúdo (BARDIN, 2011).
A preferência e resistência estão ligadas à diversas categorias, relacionados aos conhecimentos e sentimentos das mulheres em relação a esses produtos. Observou-se que a questão ambiental é um fator decisivo para a adesão aos produtos sustentáveis. Porém, a sustentabilidade foi complementada por outros fatores (e.g. saúde íntima, economia a longo prazo). O uso delas alterou positivamente o relacionamento das mulheres com a menstruação, propiciando uma relação mais íntima com o ciclo e com seu próprio corpo. O fator de resistência mais citado foi o alto investimento inicial.
Essa pesquisa objetivou investigar a preferência e resistência ao consumo de alternativas sustentáveis de higiene menstrual entre mulheres. Considerando os resultados, as seguintes proposições foram estabelecidas: O foco na sustentabilidade do produto é um fator decisivo para a preferência pelas alternativas de higiene menstrual sustentáveis; A mudança para um produto menstrual sustentável é determinante para a relação mais positiva com a menstruação; O alto investimento inicial é fator decisivo na possível rejeição das alternativas de higiene menstrual sustentáveis.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. 70. Al¬medina Brasil, 2011 BODUR, H. O et al. Will you purchase environmentally friendly products? Using prediction requests to increase choice of sustainable products. Journal of Business Ethics, v. 129, n. 1, p. 59–75, 2015 DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004 FELITTI, Karina. El ciclo menstrual em el siglo XXI: Entre el mercado, la ecología y el poder femenino. Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana, v. 22, p. 175-206, abr