Resumo

Título do Artigo

Dinâmica de CT&I em spin-offs acadêmicas: evidências da estrutura funcional sistêmica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sistema de inovação brasileiro
Spin-off acadêmica
Transferência de tecnologia

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - NAYARA GONÇALVES LAURIANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade (DAD/UFV)
2 - Rodrigo Gava
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade
3 - Ana Cláudia Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade - DAD
4 - GABRIEL SUNSI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade - DAD

Reumo

Este artigo é um estudo de caso de desenvolvimento tecnológico que culminou na fabricação de um produto com potencial industrial e comercial para o setor do agronegócio. A nova tecnologia foi desenvolvida a partir de uma spin-off acadêmica de biotecnologia criada em uma universidade brasileira, que permitiu a exploração comercial de um produto que representou uma mudança de paradigma tecnológico, em cenário mundial, para o tratamento de pragas agrícolas.
Considerando que no contexto dos países menos desenvolvidos, a abordagem sistêmica é apoiada em particularidades estruturais, uma vez que estes países sofrem consequências estruturais do baixo desenvolvimento tecnológico, apresentando objeções ao incentivo da inovação (SANTOS-ARTEAGA et al., 2017), o presente estudo tem o objetivo, desta maneira, de caracterizar a estrutura funcional sistêmica que sustentou a dinâmica de CT&I estabelecida por uma spin-off acadêmica vinculada a uma universidade brasileira.
O background sob o qual este estudo se sustenta perpassa o marco teórico de Sistemas Nacionais de Inovação e os aspectos que compõem o desenvolvimento de tecnologias a partir de spin-off acadêmicas.
Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando a estratégia de estudo de caso único. Para coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com atores que constituíram a dinâmica de inovação em estudo, complementada por análise documental. Os dados foram processados por análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas Ti.
Os resultados mostram que a estrutura funcional sistêmica, que alicerçou o caso, foi composta pelas funções chaves de Suporte; Regulamentação; Infraestrutura, Financiamento e Comercialização, que perpassou pela atuação de cinco dimensões principais: Universidade, Agências de fomento, Atores políticos, Facilitadores e Mercado.
Destacamos aqui que a participação das estruturas especializadas, trazidas pela literatura, manifestou-se como elementos constituintes das condições favoráveis da atuação da universidade. As condições regulatórias foram identificadas como contraditórias, no que tange estimular uma nova tecnologia de controle biológico, submetida a parâmetros de registro de produtos agrotóxicos. Chamamos atenção para este aspecto, uma vez que o mesmo transpõe as fronteiras do caso, sendo um aspecto posicionado em âmbito macro, à disposição de outras dinâmicas de desenvolvimento tecnológico dentro do SNI.
MATHISEN, M. T; RASMUSSEN, E. The development, growth, and performance of university spin-offs: a critical review. The Journal of Technology Transfer, 44, 1891-1938. 2019. PARMENTOLA, A.; FERRETTI, M. Stages and trigger factors in the development of academic spin-offs. European Journal of Innovation Management, 2018. SANTOS-ARTEAGA, Francisco J.; DI CAPRIO, Debora; TAVANA, Madjid; O’CONNOR, Aidan. Innovation dynamics and labor force estructuring with asymmetrically developed national innovation systems. International Business Review, v. 26, n. 1, p. 36-56, 2017.