Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS ENFRENTADOS POR MULHERES NA LIDERANÇA DA EMPRESA SIDERÚRGICA DO PECÉM NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança feminina
Mulheres nas organizações
Conquistas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Antonio Adriano Alves de Souza
FACULDADE TERRA NORDESTE (FATENE) - Caucaia
2 - EDINEY LINHARES DA SILVA
FACULDADE TERRA NORDESTE (FATENE) - CAUCAIA
3 - MARIETE XIMENES ARAUJO LIMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - UFC
4 - FRANCISCO WAGNER SOUSA DE LIMA
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL) - CAUCAIA

Reumo

Bassanezi (2012) reforça que por diversos séculos, a mulher viveu excluída do meio social, econômico e político, sem nem sequer obter o direito a voto e frequentar a escola. Gradativamente, a mulher vem alcançando mais espaços sociais e se inserindo no mercado de trabalho, assumindo setores de domínio masculino (CARREIRA, 2001). Interessante ponderar que, em alguns departamentos, as mulheres são rotuladas como frágeis, não se adaptando ao mercado agressivo. Isto se trata de um descrédito inadequado, visto que competências que geram bons resultados existem independente do gênero dos indivíduos.
O presente estudo tem como questão central responder “Quais são desafios enfrentados e expectativas das mulheres que ocupam cargos de liderança na empresa Siderúrgica do Pecém em São Gonçalo do Amarante no Ceará, Brasil?”. O objetivo geral do artigo se debruça em identificar os desafios enfrentados e as expectativas das profissionais que ocupam cargos de liderança no complexo siderúrgico portuário apresentando os perfis profissionais, sua trajetória, dificuldades e expectativas vivenciadas no mundo corporativo.
Para Caravantes et al (2010), os líderes precisam ter habilidades administrativas, relacionadas à mediação e solução de problemas e habilidades interpessoais que influenciam no processo de comunicação, influência e sensibilidade. Apesar do avanço da ocupação feminina no mercado de trabalho brasileiro, observa-se que ainda existem desafios para que mulheres ocupem posições nos cargos de liderança, onde ainda se vislumbra equidade entre homens e mulheres. Segundo o Instituto Ethos (2006), “a pirâmide ocupacional nas grandes organizações empresariais é extremamente excludente para as mulheres”.
O desenvolvimento desta investigação se deu por meio da pesquisa de campo quanto ao procedimento, qualitativa sob a perspectiva da abordagem, quanto ao levantamento é uma pesquisa bibliográfica, exploratória nos objetivos e quanto aos métodos de entrevista e análise de dados aplicou-se a análise de conteúdo. A Siderúrgica conta atualmente com 68 (sessenta e oito) colaboradores que exercem papel de liderança sendo 13 (treze) do sexo feminino. O roteiro de entrevista contou com 19 (dezenove) perguntas, sendo 05(cinco) perguntas de múltipla escolha e 14 (quatorze) perguntas livres respostas.
O artigo se apresenta como uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica com pesquisa de campo e aplicação de questionário semiestruturado. A participação das mulheres em condições de igualdade na tomada de decisões em questões de estar inseridas em organizações constitui não só uma exigência básica de justiça ou democracia, mas pode ser também considerada uma condição necessária para que os interesses das mulheres sejam levados em conta” (ONU, 1995). Nisso o contexto trabalhista também influencia na decisão de assuntos pessoais como concepção de filhos, formação educacional, etc.
O valor e dedicação ao papel de gestora é valioso não só para o conhecimento próprio da líder mais principalmente para ajudar a formar profissionais com experiencia e participação ativa no alcance dos objetivos da empresa e todas as gerentes evidenciaram isso ao participar da entrevista, pois o aprimoramento e a responsabilidade pelo engajamento dos liderados são de todos, porém a orientação é dada pelo gestor. Acredita-se que o gerente é um guia em busca de resultados eficientes e satisfatórios para todos que fazem o negócio acontecer.
BATISTA, L. Transformando o discurso em ações efetivas para promover a liderança.2019. Disponível em: . Acesso em: 12.jul.2019. BRANDÃO, P. de M.; CARDOSO, B.L.D.; AZEREDO, R. F. Os desafios enfrentados por mulheres na gerência de empresas. 2017. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Natal/RN, 2017.