Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Políticas públicas
Bibliometria
Gestão Pública

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Greici Sarturi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Administração - Palmeira das Missões
2 - Paula Balardin Ribeiro Aragão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria

Reumo

Ao longo dos últimos anos, a quantidade de publicações acadêmicas tem crescido rapidamente. Os estudos sobre políticas públicas acompanham essa tendência e apresentam uma grande quantidade de publicações com diferentes abordagens metodológicas e epistemológicas. Na literatura, encontra-se diversos esforços para analisar o campo de estudo e oferecer uma análise sobre as publicações da área. Alguns exemplos desses esforços são os trabalhos de Adams et al. (2016), Trein, Meyer e Maggetti (2019) e Burstein (2020).
Embora esses estudos apresentem, em certa medida o estado da arte, eles são limitados no entendimento do campo como um todo, pois focam em aspectos específicos, como a relação entre periódicos da área (Adams et al., 2016), a análise de apenas duas vertentes teóricas (Trein et al., 2019) e a definição dos determinantes das políticas públicas (Burstein, 2020). Em função dessa limitação, o presente estudo tem como objetivo analisar, de uma forma ampla, a área de estudo de políticas públicas.
A fundamentação teórica desta pesquisa aborda as definições, origens, perspectivas e tipologia das políticas públicas. Uma política pública pode ser entendida como uma diretriz, desenvolvida para solucionar um problema público e tem dois elementos fundamentais: intencionalidade pública e resposta ao problema público (Secchi, 2013). As políticas públicas incluem programas públicos, projetos de lei, campanhas publicitárias, e se desenvolvem nas mais diversas áreas: saúde, educação, meio ambiente, emprego e renda, previdência social, etc. (Secchi, 2013).
Este estudo utiliza a análise bibliométrica composta de cinco estágios, conforme proposto por Aria e Cuccurullo (2017): 1) desenho do estudo; 2) coleta de dados; 3) análise de dados; 4) visualização de dados; e 5) interpretação. A coleta de dados foi realizada na base Web of Science. Como critério de coleta foram utilizados os seguintes filtros: Public policy OR Public Policies no título do documento, public administration como área de estudo e artigo como o tipo do documento. Para análise dos dados, foi utilizado a ferramenta Bibliometrix e o complemento Biblioshiny.
A análise bibliométrica apresenta os principais autores, periódicos e mapeia a produção sobre políticas públicas em oito vertentes de estudo. Os resultados indicam uma preocupação do campo em termos de qualidade do ensino de políticas públicas e a importância do mapeamento de estudos sobre o tema, o que reforça a importância desse estudo. Os resultados também apresentam como tendência os temas de gênero, desempenho e participação.
Esta pesquisa apresenta algumas limitações. Em primeiro lugar, os critérios de busca definidos como o termo no título do documento e na área de public administration podem ter restringido a quantidade de estudos. Os artigos não foram analisados de forma mais aprofundada, o que poderia oferecer novos insights para o desenvolvimento do campo. Essas limitações também oferecem oportunidades de pesquisa futura, como, por exemplo, a ampliação dos critérios de busca e a análise qualitativa dos artigos da amostra.
Adams et al. (2016) Network bibliometrics of public policy journals. Policy Studies Journal 44(S1) Aria, M & Cuccurullo, C (2017) Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of informetrics 11(4) Burstein, P (2020) The Determinants of Public Policy: What Matters and How Much. Policy Studies Journal 48(1) Secchi, L (2013) Políticas públicas: Conceitos, esquemas de análise. São Paulo: Cengage Trein et al. (2019) The integration and coordination of public policies: A systematic comparative review. Journal of Comparative Policy Analysis: Research and Practice 21(4)