Resumo

Título do Artigo

Análise dos sentimentos dos usuários do twitter em relação às marcas Havan, Madero e Giraffas: Um Estudo a partir dos posicionamentos dos seus proprietários na pandemia
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Palavras Chave

Análise de sentimento
Marcas
Redes sociais

Área

Marketing

Tema

Influência do COVID no Marketing

Autores

Nome
1 - Alexandre Magno da Silva Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Central
2 - Alessandro Marques da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Maria Valéria Pereira de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA/DEPAD
4 - Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA
5 - Rebeka Coelho de Almeida Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA

Reumo

Em uma sociedade conectada os indivíduos são capazes de exercer uma grande influencia entre os seus pares, um dos maiores exemplos são as redes sociais eletrônicas que ampliaram o alcance e deram ao consumidor a possibilidade de tornar suas mensagens virais. Essa cibercultura atinge diretamente as organizações que veem suas marcas sendo influenciadas pela possibilidade que cada consumidor expresse sentimentos negativos e positivos nessas mídias. A partir deste entendimento cresce a preocupação das empresas com os impactos que esses comentários provocam no posicionamento da sua marca.
O estudo teve como problema de pesquisa: Quais os sentimentos dos usuários do Twitter em relação às marcas a partir dos posicionamentos dos seus proprietários? Portanto o trabalho tem como objetivo: analisar os sentimentos dos usuários do Twitter Havan, Madero e Giraffas a partir dos posicionamentos dos proprietários.
O artigo apresenta uma breve análise de estudos teóricos que perpassam os conceitos de marca e redes sociais, com o objetivo de discutir as bases de conhecimentos e suas relações com a pesquisa de campo.
A pesquisa se classifica como estudo de caso múltiplo com abordagens qualitativa e quantitativa de análises. A coleta de dados dos pronunciamentos em relação ao distanciamento social, foi tratada de forma qualitativa. Enquanto que as bases de dados extraídos do Twitter a partir de uma API, utilizando a linguagem de programação Python e o web scraping Phantombuster, foram divididas entre antes de março de 2020 e depois de março de 2020, adotando-se o processo de classificação dos dados de forma quantitativa por se tratar de estudo de frequência de opiniões contidas na base de dados.
Foi possível perceber uma correlação entre os posicionamentos acerca da politica de isolamento e a repercussão da sociedade. Através da análise de sentimentos encontrou-se um aumento nos sentimentos negativos expresso no conteúdo dos tweets de todas as marcas pesquisadas, esse dado é corroborado com a análise de frequência das palavras apresentadas na base de dados. Esses dados refletem os impactos dos usuários do twitter em discordância com o posicionamento adotado pelos empresários e seus representantes.
Conclui-se, ao final, que as posições pessoais dos proprietários das marcas Havan, Madero e Giraffas fomentaram mobilizações dos usuários nas redes sociais através da análise dos sentimentos e comentários negativos espontaneamente postados.
Foram adotados os autores Antonucci (2001); Castells (2005); Balmer (2001), Akay, Dragomir e Erlandsson (2015); Agarwal, Apoorv et al. (2011); Mostafa (2013); Rambocas e Gama (2013); Yu, Duan e Cao (2013); Oliveira e Bermejo (2017); Silva Neto (2017); Fonseca, Alves e Lima (2017), para fundamentar a discussão dos dados.