Resumo

Título do Artigo

OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): CONHECIMENTO APLICADO NO CEFET-RJ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

ODS
Sustentabilidade
Cefet/RJ

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Raphael Santos da Silva
CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro Maracanã
2 - Aline Guimarães Monteiro Trigo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ) - Maracanã
3 - José Aires Trigo
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA) - Centro / Rio de Janeiro
4 - Ursula Gomes Rosa Maruyama
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ) - Maracanã
5 - LIZ REJANE ISSBERNER
instituto brasileiro de informação em ciência e tecnologia - coepe -Rio de Janeiro

Reumo

Em 2015, durante o Acordo de Paris, foram instituídos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto da Agenda 2030. O objetivo deste estudo é analisar a incorporação dos ODS nas práticas sustentáveis do CEFET-RJ. Metodologicamente possui caráter exploratório baseado tanto na revisão bibliográfica acerca dos conceitos de sustentabilidade e dos ODS quanto na coleta documental por meio de instrumentos jurídico-legais com o intento de averiguar como se constrói a atuação do Poder Público perante os ODS, visto que o CEFET/RJ é uma instituição pública e federal.
A questão ambiental está em evidência nos meios acadêmico, social, midiático, político, econômico: desastres naturais, alterações climáticas e resíduos sólidos descartados descontroladamente nos ecossistemas. A problemática a respeito do meio ambiente nem sempre suscitou os holofotes de que hoje dispõe: embora haja profícuas teorias em sua defesa, ainda são recorrentes as interpretações do meio ambiente como espaço de exploração, lucratividade e recursos infinitos conforme as teorias de caráter negacionista ao se posicionarem contrariamente ao aquecimento global por interferência antrópica.
O Poder Público aparece como ator-chave para valorização e cumprimento dos ODS com a responsabilidade de articulação entre os demais atores, onde a sua atuação se dá por meio de instrumentos jurídico-legais. Percebe-se que as instituições de ensino superior (IES) têm papel relevante na implementação de disseminação dos ODS, tanto quanto no atendimento dos prazos dentro da Agenda 2030. Além do atingimento das metas, deve servir de palco para articulação e diálogos de cientistas e pesquisadores com representantes do governo, membros do terceiro setor e cidadãos comuns da sociedade.
Identificar os 17 ODS, as 169 metas e 241 indicadores; examinar, no âmbito institucional, a relação desses ODS com políticas sociais e ambientais; descrever os impactos gerados pelas práticas sustentáveis nos campi do CEFET-RJ a fim de engajar e articular os diferentes atores sociais dentro da comunidade. Desenvolver um estudo de caso sobre a aplicação prática dos ODS dentro do CEFET/RJ listando e analisando os projetos e atividades administrativas alinhados a tais Objetivos dentro dos quatro grandes eixos da instituição (ensino, pesquisa, extensão e gestão).
O CEFET se mostra como uma instituição consegue se posicionar dentro da sua comunidade e em benefício dela no macrocenário. Na questão da sustentabilidade os seus projetos institucionais são abertos a todos os públicos, o que demonstra um convite às pessoas para engajar na causa ambiental e para atuar como agentes protagonistas em prol de um desenvolvimento sustentável. Além disso, no eixo de ensino da instituição, destacam-se os projetos ENACTUS intitulados “Projeto TEAR-TE Enactus” (ODS-1), “Projeto Tatos” (ODS-10) e “Projeto Nômade (ODS-2)”.
O CEFET/RJ desempenha um relevante papel na construção de um espaço aberto ao diálogo e à conscientização ambiental com atividades abertas a sociedade, onde a sustentabilidade e o cumprimento dos ODS dependem de apoio e engajamento coletivos. Por conseguinte, contribuem para a sua sociedade, abordando a sustentabilidade como uma questão de cidadania. Ou seja, pensar na promoção desses objetivos, implica numa ação conjunta com diferentes camadas da sociedade à medida que leva a uma mudança de comportamento e hábitos sociais, salientando uma postura reflexiva e ambientalmente responsável.