Resumo

Título do Artigo

PANDEMIA NAS OPERAÇÕES: COMO SE ADAPTAR E CONVIVER COM O NOVO NORMAL. UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS
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Palavras Chave

COVID-19
Crise
Operações

Área

Artigos Aplicados

Tema

COVID-19 em Artigos Aplicados

Autores

Nome
1 - Regina Celia Zimmermann da Fonseca
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Thiago Hess dos Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba

Reumo

Esse artigo aborda como a pandemia da Covid-19 afetou as operações das empresas e busca entender como as mesmas podem se adaptar e conviver com o novo normal. O estudo de caso foi realizado em uma indústria de transformação plástica, com cinco unidades fabris em diferentes regiões do Brasil. A organização representa um interesse de estudo pelo fato de: estar listada no ranking das melhores empresas para se trabalhar, no Guia Exame de Sustentabilidade e possuir prêmios de: excelência em gestão, segurança, meio ambiente e inovação.
Como as empresas reagem em situações complexas e não previstas como no caso da pandemia pela COVID-19? Por que algumas empresas conseguem exercer a adaptabilidade e minimizar os impactos aos negócios com ajustes rápidos? Dentro deste contexto, procura-se investigar como a empresa gerencia a crise, qual a base de seu sistema de gestão, como agem seus líderes, como se relaciona com as partes interessadas, em especial funcionários, clientes e fornecedores.
Com o início da pandemia no Brasil houve uma grande polêmica em relação ao isolamento social em detrimento da continuidade da atividade econômica. Frente as restrições de mão-de-obra, materiais e atividades econômicas, alguns clientes optaram pela paralização das atividades, concedendo férias aos funcionários, aplicando o home office, suspendendo/reduzindo contratos de trabalho. A empresa estudada teve o desafio de rapidamente ajustar as suas operações aos mesmos níveis de atividades dos clientes e renegociar com seus fornecedores e funcionários a fim de minimizar efeitos negativos no caixa.
A empresa gerenciou a crise e adotou a seguinte sistemática para minimizar o efeito da pandemia em suas operações: acompanhamento das tendências; formação de um comitê de crise; realização de benchmarking; comunicação assertiva; plano de crise; negociações com fornecedores e funcionários; acompanhamento diário e replanejamento; retomada ao novo normal. Observando as tendências a empresa percebeu a retomada das operações no contexto internacional e nacional, a partir do mês de junho, como preservou empregos, está pronta para a retomada, em um novo normal
Seus líderes conseguiram gerenciar de forma adequada a crise, minimizando os impactos aos negócios e atendendo as necessidades dos stakeholders, como a adoção de medidas protetivas aos funcionários e a manutenção do atendimento aos clientes. A empresa praticou a adaptabilidade e soube aproveitar todos os recursos disponíveis em termos de ferramentas oferecidas pelo governo, como foi o caso da MP927/20 e MP936/20. Desta forma, ajustando o quadro de pessoal aos níveis de atividade exigida, minimizando os custos e dando relevância para a preservação dos empregos.
O artigo contribui no sentido de demonstrar que existem empresa que se destacam por sua capacidade de gerenciar situações de crise, como a pandemia da COVID-19, se adaptando rapidamente e convivendo com um novo normal. Traz reflexões a respeito de questões que contribuem como: a adoção de um modelo de excelência de gestão; e o forte comprometimento dos funcionários, sendo esta uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. O estudo de caso pode servir de inspiração para as empresas que buscam um modelo para gerenciamento de crise.