Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: um estudo com líderes de uma Empresa Júnior de Administração
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem Organizacional
Empresa Júnior
Liderança

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - CLÉSSIA FERNANDES DE BRITO SANTIAGO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus III
2 - Severino Ranielson Cunha Dantas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I

Reumo

Atuar em um contexto organizacional de competitividade e de contínuas mudanças no ambiente de negócios, torna os líderes competentes um ativo importante para as organizações. É perceptível, pois, uma inter-relação de aspectos que caracteriza o processo de liderança no ambiente de aprendizagem organizacional. As Empresas Juniores são ambientes propícios para a aprendizagem, em que os membros como indivíduos em formação pertencentes a um curso de graduação, podem a partir das experiências vivenciadas em contato com o mercado de trabalho aprender por meio da prática.
Poucos estudos têm sido realizados sobre a influência da liderança na aprendizagem organizacional no intuito de proporcionar a visão de como os líderes podem favorecer para que o processo de aprendizagem ocorra. A proposta de integração entre os temas liderança e aprendizagem organizacional constitui o foco desta pesquisa, cujo objetivo é analisar o papel da liderança como facilitador da aprendizagem organizacional em uma Empresa Júnior de Administração da Paraíba. Busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como o líder pode facilitar o processo de aprendizagem organizacional na EJ?
Aprendizagem Organizacional refere-se às habilidades e aos processos de aquisição, construção e utilização do conhecimento pelos indivíduos. O processo de aprendizagem nas organizações envolve os seguintes processos: geração, compreensão, disseminação e institucionalização. A liderança é considerada como uma qualidade que permite a uma pessoa comandar outras, a relação entre líder e liderados, entre o indivíduo e o grupo, e baseia-se em consentimento e não em coerção. O líder é um facilitador para que os membros da organização consigam atingir o nível de aprendizagem desejado.
Este estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa. O tipo de pesquisa quanto ao objetivo foi classificado como exploratório e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada de forma online por meio de entrevistas estruturadas com indivíduos que ocuparam o cargo gerencial de presidentes em uma Empresa Júnior de Administração. A ferramenta WhatsApp foi o meio de comunicação com os sujeitos da pesquisa, o qual possibilitou a realização das entrevistas. O método utilizado para a análise dos dados foi à técnica análise do conteúdo proposta por Bardin (2011).
A geração do conhecimento na EJ é um processo em que o líder e os liderados, buscam adquirir informações por meio de capacitações internas e externas, treinamentos, eventos, e outros meios. O processo de compreensão de ideias e informações ocorre por meio da interação entre os membros em reuniões gerais periódicas ou encontros com outras EJs. A informação é compartilhada em sua maioria informalmente em caráter presencial e por meio de plataformas digitais. Não existe uma prática efetiva de armazenamento dos processos e serviços, porém a empresa corrobora e facilita a aprendizagem dos membros.
A aprendizagem organizacional é um processo de fundamental importância para as organizações, haja vista que o conhecimento e a informação é o recurso mais poderoso e complexo no contexto de desenvolvimento atual. O processo de aprendizagem organizacional pode ocorrer do indivíduo para a organização (feedforward) ou da organização para o indivíduo (feedback). Nessa relação, está o papel do líder como facilitador e promotor da aprendizagem dos membros, e a influência do contexto organizacional que impacta na maneira como os indivíduos se comportam, pensam e agem.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições Loyola, 2011. DELFINO, I. A. L.; SILVA, A. B. O processo de liderança como facilitador da aprendizagem organizacional no SEBRAE. Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 2, 2014. MENESES, M. F. T.; RIBEIRO, K. L. L. M.; ZAGO, C. C. Aprendizagem organizacional e competências organizacionais: duas faces da mesma moeda?. Revista Ciências Administrativas, v. 12, n. 1, p. 54-61, 2006. SILVA, A. B. Como os gerentes aprendem. São Paulo: Saraiva, 2009. VENDRAMINI, P. et al. Liderança e mudança organizacional: as categorias essenciais do líder facilitador, 2000.