Resumo

Título do Artigo

VARIAÇÕES DE PREÇOS DE CRIPTOMOEDAS FRENTE A INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Criptomoeda
Investimento
Preço

Área

Finanças

Tema

Apreçamento de Ativos

Autores

Nome
1 - MARCOS CHARALLO GALLATE
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCT - Campinas
2 - THIAGO D'OTTAVIANO DINIZ
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCT - Campinas
3 - Jose Matias Filho
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCT - Campinas
4 - Massaki de Oliveira Igarashi
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências e Tecnologia
5 - Ricardo Antonio Fernandes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCT Campinas

Reumo

Este trabalho teve como objetivo identificar quais indicadores financeiros ou econômicos podem explicar o comportamento de preços das criptomoedas Bitcoin, Ripple e Ethereum, analisadas no período de 2015 a 2019. O modelo inicial destas moedas foi proposto por Nakamoto (2008) com a criação da bitcoin, considerada a primeira das criptomoedas, que descreveu esta tecnologia como uma moeda digital capaz de possibilitar pagamentos online sem a necessidade de intermediários como, por exemplo, um banco central que garantisse o seu valor.
O objetivo geral deste trabalho foi analisar se indicadores econômico-financeiros escolhidos podem explicar o comportamento da variação de preço das moedas virtuais. O período considerado foi de 2015 a 2019, sendo escolhidas três criptomoedas e índices relacionados às principais bolsas de valores mundiais, além de preços de commodities e de outras moedas como dólar e euro. O problema de pesquisa a ser trabalhado foi: podem as criptomoedas Bitcoin, Ripple e Ethereum terem sua variação de preços explicadas por indicadores econômico-financeiros, no período de 2015 a 2019?
Nakamoto (2009) foi um dos primeiros a descrever o conceito de criptomoedas. Apesar de terem sido criadas como moedas digitais são mais frequentemente vistas como investimentos do que como um meio de pagamento. Hill (2014) afirmou que em 2014 apenas 36% das Bitcoins (criptomoeda de maior valor de mercado atualmente) em circulação já tinham sido envolvidas em transações. Para serem amplamente usadas seria necessário entender o que afeta o comportamento de suas cotações. Falta ao mercado de criptomoedas o que a fórmula de Black e Scholes (1973) proporcionou para o mercado de derivativos.
A pesquisa será do tipo quantitativa de caráter descritivo e inferencial. A amostragem foi composta, além das criptomoedas Bitcoin, Ripple e Ethereum, pelas moedas dos países do G7 mais a China, índices das 4 maiores Bolsas de Valores do mundo e a do Brasil, além dos valores das commodities de ouro, petróleo, minério de ferro, soja e boi gordo. Os dados foram analisados com a utilização de técnicas descritivas e inferenciais com a aplicação do método estatístico de regressão linear.
Pôde ser verificado que alguns dos indicadores utilizados possuem, com exceção da Ethereum, relação estatística significante com as criptomoedas estudadas. Já quanto ao poder de explicação do modelo em prever a variação de preços das criptomoedas, não foram encontrados números expressivos nos anos de 2015 a 2019.
O trabalho atingiu os objetivos buscados, complementando o estudo de Inan (2018) que afirmou que os eventos políticos, sociais e econômicos não afetam de maneira significativa a variação de preços das criptomoedas. Os resultados deste estudo apontam que as variações de preço das criptomoedas não podem ser explicadas, de maneira robusta, por nenhum dos indicadores propostos, no período estudado. Embora alguns destes indicadores em alguns anos possuam relações estatísticas com os preços das moedas virtuais, o grau e a frequência com que estes podem explicar as variações não foi robusto.
Principais: NAKAMOTO, Satoshi. Bitcoin: a peer-to-peer eletronic cash system. [S. l.], 2008. Disponível em: https://bitcoin.org/bitcoin.pdf. INAN, Sinan. Are cryptocurrency price changes predictable. 2018. Dissertação (Mestrado em Economia) - Northeastern University of Boston, Boston, 2018. Disponível em: https://repository.library.northeastern.edu/files/neu:cj82rh039/fulltext.pdf. VICENTE, Rafael José. A criptomoeda como método alternativo para realizar transações financeiras. [S. l.], 30 maio 2017.