Resumo

Título do Artigo

O PROGRAMA RIO DE LEITE NA PERSPECTIVA DOS SEUS PARTICIPANTES: ESTUDO SOBRE O CAPITAL CIENTÍFICO E HUMANO TÉCNICO
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Palavras Chave

Inovação
Transferência de tecnologia
Produção leiteira

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Thais Emanuelly Soares Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - II Campus- Aquidauana.
2 - Daniela Althoff Philippi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPAQ - Curso de Administração

Reumo

A produção de leite no Brasil é destaque internacional. Em Mato Grosso do Sul, o Programa Rio de Leite (PRL) promove a capacitação e melhorias no setor para os seus produtores, por meio das Universidades que o desenvolvem – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Na transferência de tecnologia (TT), o Modelo de Eficácia Contingente possibilita a descrição da TT e seus efeitos, como no capital científico e humano técnico.
Problema de Pesquisa: quais e como são os efeitos no capital humano científico e técnico na percepção do agente (estudantes, técnicos e estagiários) do PRL, com base no modelo de Eficácia Contingente. Objetivo: verificar quais e como são os efeitos no capital humano científico e técnico na percepção do agente (estudantes, técnicos e estagiários) do PRL, com base no modelo.
As universidades contribuem para as organizações no apoio a inovações tecnológicas e A Transferência de Tecnologia (TT) a partir de universidades tem sido crescentemente adotada pelas empresas como estratégia de inovação aberta. O Modelo Eficácia Contingente de TT de Bozeman (2000) permite melhor compreensão sobre os seus efeitos , como os de capital científico e humano técnico , que abrange: participação em redes de colaboração, participação em grupos de trabalhos, maior número de pessoas disponíveis, maior qualificação e produção científica (BOZEMAN, 2000; PHILIPPI, 2018).
A pesquisa se se caracterizou como uma pesquisa de levantamento, predominantemente quantitativa, com a aplicação de questionários a uma amostra foi não probabilística por acessibilidade, a partir de uma população de 58 pessoas, por 45 respondentes, distribuídos entre 52 técnicos e estagiários (estudantes ou não) e seis docentes, das universidades envolvidas, procedendo-se uma análise descritiva por frequência.
Verificou-se, com base nas respostas da maioria dos respondentes que o PRL se alinha fortemente com os estudos que indicam, dentre outros, como efeitos positivos no capital científico e humano técnico: maior participação em redes de e em grupos de trabalho (BOZEMAN, 2000) ; aprendizado e valorização do currículo (BERNI et al, 2015); capacidade de relacionar e comunicar-se com outras organizações (BOZEMAN, 2000; PHILIPPI, 2018; e mais habilidades de relacionamento interpessoal (PHILIPPI, 2018), acrescentando a particularidade de trabalhar com pessoas com outro grau de instrução.
Conclui-se que o PRL, na percepção dos seus participantes questionados promoveu efeitos positivos ao capital científico e humano técnico, em especial, na continuidade de atuação no setor, seja no mercado de trabalho, na academia ou em ambos; no relacionamento interpessoal – incluindo as relações com outras organizações, outras organizações – na participação em redes de trabalho; no enriquecimento do currículo e maior capacitação técnica, científica e de relacionamento e no aprimoramento da comunicação e, ainda, da capacidade em desenvolver novos conhecimentos.
BERNI, J. C. A.; FRIZZO, K.; GOMES, C. M.; K., Jordana M. K.; PERLIN, A. P. Interação universidade-empresa para inovação e a transferência de tecnologia. Revista GUAL, v. 8, n. 2, p. 258-277, 2015. BOZEMAN, B. Technology transfer and public policy: a review of research and theory. ResearchPolicy, v. 29, n. 4-5, p. 627-655, 2000. PHILIPPI, D. A. Capital Científico e humano técnico na TT U-E: o caso de uma inovação radical. In: EnANPAD, n. 42, 2018, Curitiba, ANPAD, 2018.