Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE CURSO À DISTÂNCIA: a utilização de blog e outras estratégias em Curso de Administração Pública no interior do Maranhão
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Palavras Chave

Administração Pública
Gestão de Curso EaD
Blog

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - VILMA MORAES HELUY
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS IMOBILIÁRIAS

Reumo

A gestão da educação, é um processo construído com base no cotidiano, onde decisões são tomadas de acordo com a realidade específica, visando impulsionar a organização a atingir seus objetivos, com elevada interatividade dos atores do processo. O objetivo deste artigo é relatar a experiência na utilização de blog associado a estratégias de gestão no Curso de Administração Pública PNAP/UFMA no interior do Estado do Maranhão.
O contexto investigado foi o Curso de Administração Pública, EaD, do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), envolvendo a coordenação do curso, professores, tutores e alunos. Em termos metodológicos trata-se de um estudo descritivo, com dados extraídos de relatórios gerenciais, análise documental e pesquisa bibliográfica e de campo, com o objetivo de relatar a experiência e os resultados obtidos com a utilização de blog associado a estratégias de gestão implementadas pelo Curso.
Pesquisa de satisfação com discentes, reuniões no polos com os alunos e a coordenação do Curso e observações de professores, tutores e Coordenador de Tutoria, em seus relatórios, apontaram a seguinte situação problema: Baixa frequência no acesso dos alunos no ambiente virtual; Descumprimento de prazos; Dificuldade de acompanhamento dos alunos no desenvolvimento das disciplinas; Dificuldade dos alunos em realizar operações básicas no ambiente virtual de aprendizagem; Evasão de alunos; e Falha na comunicação entre os atores do processo que geraram insatisfações e desmotivações.
Implementação de estratégias visando: a uniformização de procedimentos (elaboração de normas, procedimentos e tutoriais, do Guia do Estudante e do Guia da Equipe Multidisciplinar); treinamento de professores e tutores; criação do Blog do Curso e do Blog dos Alunos; acompanhamento sistemático do desempenho dos estudantes, professores e tutores; bem como a implantação de ações corretivas e/ou de aperfeiçoamento com o propósito de melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, reduzir a evasão discente e motivar alunos, professores, tutores e corpo técnico.
Como resultados das ações implementadas destacam-se: a redução significativa da evasão discente; maior participação dos alunos nas atividades síncronas; maior integração entre alunos, professores, tutores, equipe técnica e a Coordenação do Curso; melhoria no comportamento e autoestima dos alunos e consequente caracterização de pertencimento à Instituição; melhoria na comunicação em virtude da uniformização dos procedimentos e sua divulgação através dos blogs e obtenção do conceito máximo do Curso (CC = 5) na avaliação do INEP/MEC, posicionando-o entre os 4 melhores do Brasil no PNAP.
As estratégias implementadas propiciaram maior conhecimento das tecnologias de informação e comunicação e maior interatividade entre os atores internos e externos do processo, bem como tem contribuindo para disseminação pelos alunos, no dia a dia de suas atividades familiares, profissionais e sociais, no interior do Estado, desses novos conhecimentos tecnológicos.