Resumo

Título do Artigo

REFLECTIONS AND PERSPECTIVES ABOUT THE TOURISM IN THIS NEW SCENARIO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

alternative tourism
sustainability
theoretical framework

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Covid-19 e efeitos em Turismo e em Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Letícia Salazar Serra
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Plano Piloto
2 - Danillo José Salazar Serra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) - São Luís

Reumo

A pandemia do novo corona vírus impactou diretamente o turismo mundial que reduziu drasticamente em 2020 na medida em que as políticas de isolamento e distanciamento social, defendidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foram sendo adotadas para controle pandêmico. Nesse contexto, o deslocamento que caracteriza a atividade turística fora pontualmente interrompido, gerando consequências incalculáveis. O momento atual, no qual o sentimento de “normalidade” foi escamoteado, é ideal para repensar as formas de desenvolvimento do turismo e demais atividades que alteram os ecossistemas.
Como fazer turismo em um cenário pandêmico? Esse questionamento norteia a pesquisa de caráter exploratório que objetiva clarificar as possibilidades de retorno às atividades turísticas a partir das medidas de flexibilização adotadas pelos diferentes países que vivenciam fases distintas no combate à pandemia. Destacamos que a crise vivenciada no setor não é exclusividade do sec. XXI, por isso estabelecemos linhas temporais dos fatos antecedentes para criarmos estratégias eficazes para o fortalecimento da atividade. Objetivou-se, assim, elaborar um framework teórico capaz de subsidiar as ações.
Para subsidiar a construção do modelo, utilizou-se como critérios outros estudos que avaliaram as relações do turismo com as epidemias, bem como, modelos de desenvolvimento alternativos que propõem novas abordagens para a consecução da atividade, a exemplo do turismo comunitário. A priori levantou-se uma linha temporal com surtos epidêmicos que impactaram o turismo e cujos efeitos foram investigados. Algumas pesquisas destacam a forte capacidade de recuperação do setor, e revelam que os moldes atualmente utilizados estão ultrapassados. Os esforços se concentram na criação de um novo framework.
A partir dos estudos levantados, e dos momentos históricos emergidos, fez-se necessário aprofundar as discussões sobre o papel do turismo, tal qual ele é desenvolvido atualmente, no reforço dos surtos epidêmicos e seus impactos nos demais setores da sociedade. Assim sendo, discutiu-se como o turismo é planejado e gerido, e quais as alternativas de desenvolvimento podem ser pensadas para reduzir os impactos dos eventos externos na atividade, não apenas os surtos virais, uma vez que o atual modelo tem se revelado ultrapassado e práticas mais responsáveis requeridas(Milano, Novelli & Cheer, 2019)
Este ensaio teórico buscou refletir sobre as crises epidêmicas que impactaram o setor de turismo ao longo dos anos, tendo como fator motivador a pandemia de Covid-19, e identificando na literatura especializada recomendações para lidar com o momento atual, bem como sugestões de abordagens alternativas para o desenvolvimento do turismo através de um modelo conceitual. O princípio balizador para construção da estrutura foi a sustentabilidade que, apesar de ser um aspecto muito discutido e almejado, práticas de projetos turísticos sustentáveis ainda são iniciais e necessitam de aprimoramentos.
Gössling, Scott e Hall (2020); Amri et al. (2020); Teitler-Regev, Shahrabani e Goziker (2013); WHO (2017); Wanjala (2020); Chang, Huang e Shu (2012); Petersen et al. (2016); Schmidt (2016); Brandão (2014); Cheung e Li (2019); Goodwin (2017); Milano, Novelli e Cheer (2019); Dredge (2017); Saarinen (2006; 2013); Higgins-Desbiolles et al. (2019); Parrique et al. (2019); Smil (2013); Alexander (2012); Fletcher et al. (2019); WTO (2018); Elkington (1999); Amin (2017); Ng et al. (2017); Veiga (2008); Sardianou et al. (2016); Irving (2009); Costa (2013); Brito, Costa e Breda (2015); Cifuentes (1992).