Resumo

Título do Artigo

Sentido/significado do trabalho e comprometimento organizacional: uma revisão sistemática das publicações
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

comprometimento organizacional
sentido do trabalho
significado do trabalho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - LILIAN CRISTINA SCHULZE
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Ana Paula Grillo Rodrigues
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
3 - Marcello Beckert Zappellini
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG

Reumo

Publicações na área de gestão de pessoas têm se ocupado de temas como comprometimento organizacional e sentido/significado do trabalho. Apesar de parecer clara a possibilidade de se estabelecer uma análise que envolva ambos construtos, será demonstrado nos resultados que são, ainda, escassos os estudos que considerem ou descrevam a relação direta ou mesma indireta entre estes fenômenos, e quando o fazem, as pesquisas consideram um conjunto de análises de outros construtos envolvendo o comportamento organizacional, numa perspectiva cognitivista de antecedentes, mediadores e consequentes.
A despeito da quantidade considerável de publicações encontradas com os temas apresentados, a produção científica ainda carece de estudos que relacionem estes conceitos entre si. Esse artigo realiza uma revisão nas bases de dados com o objetivo de verificar a produção científica que apresente análises entre os dois construtos - vínculos (focado no comprometimento organizacional) e sentido ou significado do trabalho, a forma como a análise é proposta, as bases teóricas e conceituais utilizadas para compreender os conceitos, bem como as abordagens de pesquisa e metodologias utilizadas.
Há, ainda, dificuldades de delimitação conceitual do construto comprometimento, considerando-o um estado psicológico que reflete o relacionamento entre empregado/empresa. Os sentidos/significados do trabalho têm diferentes perspectivas teóricas, havendo ainda confusão ao emprego dos dois termos. Tolfo e Piccini (2007) apontam que sentido têm sido utilizado numa perspectiva psicológica como aspectos subjetivos e individualizados para dar sentido ao trabalho, enquanto que significado, por meio da perspectiva sociológica, seria a forma como o trabalho é significado social e culturalmente.
Observa-se que em todos os estudos foram verificadas significâncias nas hipóteses testadas, sendo as correlações confirmadas em todos eles. Entretanto, os modelos analisados de variáveis antecedentes, mediadoras e consequentes, embora nos dê indícios de relações e implicações de vários fatores na compreensão de conceitos tão subjetivos como sentido/significado de trabalho e aspectos do comprometimento organizacional, ainda se torna necessário estudos de aprofundamento e que considerem o fenômeno relacional e processos de reconstrução contínuas.
Todos os artigos analisados utilizaram-se de surveys e análises estatísticas para estabelecer as relações propostas, apontando a necessidade de se entender a relação levando-se em conta também abordagens qualitativas de pesquisas e análises mais subjetivas e aprofundadas e que considerem aspectos contextuais dos trabalhos analisados. Possivelmente, a falta de estudos qualitativos é uma das causas para a falta de delimitação teórica apontada anteriormente, o que os torna ainda mais necessário para a compreensão destes conceitos.
ALLEN, N. J.; MEYER, J. P. The measurement and antecedents of affective, continuance and normative commitment to the organization. Journal of Occupational Psychology, v. 63, p. 01-18, 1990. ROSSO, B. D., DEKAS, K. H., & WRZESNIEWSKI, A. On the meaning of work: A theoretical integration and review. Research in Organizational Behavior, n.30, p. 91–127. 2010 TOLFO, S.R.; PICCININI, V. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, 19, Edição Especial 1: 38-46, 2007