Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA AUTÊNTICA E DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança Autêntica
Soft Skills
Estilos de Liderança

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Derson da Silva Lopes-Jr
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - Josmar S. Arrais de Matos
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP) - Campus EC
3 - Robson Mendes de Morais
-
4 - Valdemir Neri
-
5 - Cristina Zukowsky Tavares
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP) - mestrado

Reumo

As Soft skills são cada vez mais consideradas determinantes do sucesso na educação e na carreira profissional (Gutman & Schoon, 2013; Laker & Powell, 2011). Zepke & Leach (2010) destacam que, embora os governos de modo geral, valorizem as políticas de formação baseada nas hard skills, essas práticas não refletem uma imagem holística de experiências de aprendizagem dos alunos. Em nível empresarial, elas também são prioritárias, porque são mais diretamente relevantes para as funções e atividades diárias dos colaboradores. (Ibrahim, Boerhannoeddin & Bakare, 2017).
Este artigo se propõe a estudar a contribuição de um líder autêntico para suprir um importante problema das organizações: o desenvolvimento de soft skills em seus colaboradores. A questão-problema norteadora foi: Um líder com perfil autêntico aumenta o nível de soft skills de seus colaboradores? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a relação entre o estilo de liderança autêntica e o nível de soft skills dos colaboradores. A próxima seção do estudo traz a revisão de literatura, seguida da metodologia, resultados e conclusão.
O significado de soft skills mudou rapidamente diante da globalização, da explosão da tecnologia da informação e da competitividade do mercado de trabalho moderno (Ibrahim, Boerhannoeddin & Bakare, 2017). A definição desse fenômeno gera debates divergentes no meio acadêmico e o fato dos autores listarem habilidades diferentes e agrupá-las de várias maneiras, aumenta a dimensão da discussão (Ibrahim, Boerhannoeddin & Bakare, 2017). O conceito de liderança autêntica atraiu considerável atenção nas pesquisas sobre liderança, tanto em âmbito acadêmico quanto em prático.
A presente pesquisa utiliza-se de referencial teórico e análise de dados a partir de pesquisa de campo para obtenção de seus objetivos. Quanto a seu enquadramento, este trabalho pode ser classificado como sendo uma pesquisa aplicada, pois, segundo Roesch (2013, p. 62), esta modalidade de pesquisa procura “entender a natureza e a fonte de problemas humanos, abordando questões consideradas importantes pela sociedade”. Este conceito ajusta-se à pesquisa, pois procura analisar uma questão importante para a sociedade e as organizações.
Os dados foram tratados no software Stata v.15ic com Regressão Linear Múltipla. Os resultados demonstram que a liderança autêntica foi estatisticamente significativa e positiva em sete pacotes de atitudes relacionadas às soft skills e ao conjunto total das atitudes, demonstrando que quanto maior o nível de autenticidade da liderança, maior o índice de soft skills.
As soft skills têm ocupado um papel de protagonismo no desenvolvimento de profissionais e no ambiente organizacional. Embora essas características estejam sendo procuradas pelas empresas em seus colaboradores, gestores percebem que as escolas de negócios não têm sido eficazes em construir essas características durante a formação inicial, assumindo para as corporações o desafio de desenvolver e elevar o nível dessas habilidades. Nesta tarefa, o estilo de liderança adotado por líderes e supervisores pode ter papel decisivo.
Avolio, B. J., Gardner, W. L. & Walumbwa, F. (2007). O. Authentic Leadership Questionnaire Research Permission. MindGarnder. Portuguese Version. Avolio, B. J., Gardner, W. L., Walumbwa, F. O., Luthans, F., & May, D. R. (2004). Unlocking the mask: A look at the process by which authentic leaders impact follower attitudes and behaviors. The Leadership Quarterly, 15, 801–823. https:// doi.org/10.1016/j.leaqua.2004.09.003 Avolio, B. J. (2003), “Examining the full range model of leadership: Looking back to transform forward”, in Day, D. and Zaccarro, S. (Eds),