Resumo

Título do Artigo

HOSPITALIDADE VIRTUAL E COMUNICAÇÃO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE O “NOVO NORMAL” E O MERCADO SÊNIOR
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Palavras Chave

Hospitalidade Virtual
Comunicação Digital
Mercado Sênior

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Covid-19 e efeitos em Turismo e em Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Cristiane Sambugaro
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS (FMU) - FiamFaam

Reumo

O ano de 2020 foi um marco importante dentro do contexto da comunicação e suas relações sociais, pois a pandemia mundial imposta pela Covid-19 acelerou o avanço global de negócios dentro do universo digital. Utilizar a comunicação digital se tornou condição sine qua non à sobrevivência pessoal e profissional. Diante disso, buscou-se aqui trazer à tona os conhecimentos da área de comunicação digital e hospitalidade virtual a fim de refletir sobre este novo cenário social e cultural necessário ao desenvolvimento do turismo dentro do novo normal, principalmente no que tange ao público sênior.
Diante disso, e levando-se em consideração o contexto pós pandemia, têm-se para este estudo a seguinte pergunta problema: Como desenvolver um ambiente virtual de acolhimento através da comunicação digital para o público sênior levando em consideração essa fase de transição para a interação digital? É sob esse tema que buscou-se aqui como objetivo refletir sobre o contexto do “novo normal” para o desenvolvimento da hospitalidade virtual através da comunicação digital.
Aspectos sobre hospitalidade são de Camargo (2003;2015) e as discussões aplicadas ao público sênior de Sambugaro (2019). Conceitos sobre o processo comunicacional são de Frade (1991), e os recortes sobre engajamento de Mortari & Santos (2016). Sobre públicos e engajamento, foram elucidados pelas analises de França (2012). O cenário do turismo pós pandemia foram discutidos à luz de dados secundários da SBVC (2019) e TRVL-Lab (2020). Autores europeus trouxeram as contribuições sobre o mercado sênior (Moita, 2019; Almeida, 2019; Oliveira, 2019; Macedo & Sousa, 2019; Magalhães, 2019)
Refletir sobre os impactos pós pandemia e correlacioná-los com as teorias da hospitalidade virtual e comunicação digital se torna necessário para o desenvolvimento do mercado de turismo sênior enquanto mercado emergente. A leitura sobre o atual cenário do turismo e os hábitos de consumo do público sênior brasileiro aponta para uma transição cultural no consumo digital, marcada pela inovação e tecnologia e que implicará em novos olhares para a comunicação, bem como para o ciclo da hospitalidade no ambiente virtual que, dependerá, ainda mais, de competências ligadas à empatia e alteridade.
Dentro dessas pressuposições, percebe-se o quão complexo é o processo da hospitalidade e que se faz necessário novos olhares para as relações interpessoais, como já propôs Camargo (2015), refletindo sobre as habilidades e competências pessoais levando-se em consideração o cenário pós pandemia e como esse impacto se evidencia no processo comunicacional do sistema de turismo, tanto em nível pessoal quanto institucional dentro do segmento de turismo sênior.
Camargo, L. O. de L., (2015). Os interstícios da hospitalidade. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. XII, n. especial, pp. 42-69, mai. Frade, P. M. (1991). Comunicação, in Manuel Maria Carrilho (dir.) Dicionário do Pensamento Contemporâneo. Lisboa, Portugal, Publicações D. Quixote, pp. 45-56. Sambugaro, C. (2019). Reflexões sobre hospitalidade, comunicação e o cenário do conflito de gerações para o turismo da melhor idade. ANPTUR. SBVC-SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO (2020). Estudos Especiais. TRVL-Lab (2020). Pulso Turismo e COVID-19