Resumo

Título do Artigo

TRAÇOS CULTURAIS DO BRASILEIRO E A RESISTÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: proposta de um modelo teórico
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cultura Brasileira
Resistência a mudança
Sistemas de Gestão de Informação

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Rodrigo Franklin Frogeri
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Varginha
2 - Daniel Jardim Pardini
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
3 - Fabricio Pelloso Piurcosky
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Departamento de Pesquisa
4 - Pedro dos Santos Portugal Júnior
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional
5 - Liz Áurea Prado
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Varginha

Reumo

As organizações podem ser observadas como um sistema de forças contrárias que se mantém em equilíbrio, as mudanças destoam essas forças, causando um desequilíbrio no sistema. A forma para se equilibrar novamente o sistema seria através da resistência às mudanças, levando indivíduos ou grupos a se oporem ao novo ambiente. Nesse contexto, a cultura organizacional, pode ser um fator mediador sobre os fatores de resistência que se desenvolvem durante o processo de implantação de um SI. Ademais, a cultura brasileira é considerada multifacetada, mas com um singularismo mais ou menos bem definido.
Considerando a crescente necessidade das empresas por SIs, o elevado número de insucessos na implantação desses sistemas e as particularidades dos traços culturais do brasileiro, observa-se um cenário que suscita por uma compreensão mais profunda sobre o fenômeno da resistência à implantação de SIs, sendo definida a seguinte pergunta: como os traços culturais do brasileiro podem influenciar na resistência à implantação de SIs? O objetivo do estudo é propor um modelo teórico que represente a influência dos traços culturais do brasileiro na resistência à implantação de SIs.
Para que fosse possível analisar os fatores culturais que influenciam no processo de implantação de SIs, parte-se da compreensão do conceito de cultura; na sequência, as características da cultura brasileira são discutidas. A cultura organizacional e a sua relação com a gestão organizacional são abordadas com o objetivo de situar os SIs no contexto das organizações. No quarto tópico a mudança organizacional e o papel do líder nesse processo são discutidos. Por fim, estabelece-se uma relação entre os fundamentos teóricos de resistência e a implantação de Sistemas de Informação.
O estudo apresenta um modelo teórico composto por dez pressupostos e quatro construtos, a saber: (i) liderança transformacional; (ii) fatores de resistência; (iii) traços culturais do brasileiro; (iv) implantação de SI. O modelo detalha quais fatores de resistência podem ser influenciados positiva ou negativamente pelos traços culturais do brasileiro. A liderança transformacional pode ser um fator que minimiza os fatores de resistência durante o processo de implantação de um SI. Contudo, os traços culturais do brasileiro podem influenciar de diferentes formas nos fatores de resistência.
O modelo teórico proposto permitiu teorizar o nível (positivo ou negativo) de influência dos traços culturais do brasileiro sobre os fatores de resistência à implantação de SIs. Três traços culturais do brasileiro (personalismo, aceitar normas e regras, e evitar embates) foram observados como passíveis de influenciar negativamente em três fatores de resistência (insegurança ontológica, falta de conhecimento, e processamento seletivo). Enquanto a maioria dos traços culturais do brasileiro foram observados como elementos amplificadores dos fatores de resistência à implantação de um SI.
ANGONESE, R.; LAVARDA, C. E. F. Análise dos Fatores de Resistência Envolvidos no Processo de Mudança no Sistema de Contabilidade Gerencial. Revista Contabilidade & Finanças, v. 25, n. 66, p. 214–227, 2014. ALI, M. et al. User resistance in IT: A literature review. International Journal of Information Management, v. 36, n. 1, p. 35–43, 2016. KIM, H.-W.; KANKANHALLI, A. INVESTIGATING USER RESISTANCE TO INFORMATION SYSTEMS IMPLEMENTATION: A STATUS QUO BIAS PERSPECTIVE. MIS Quarterly, v. 33, n. 3, p. 567–582, 2009.