Resumo

Título do Artigo

MARKETING DE CIDADES: parâmetros e variáveis para medir o Grau de Orientação para Marketing na Administração Pública.
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Palavras Chave

Marketing de Cidade
Administração Pública
Orientação para Marketing

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - Roberto Padilha Moia
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Conceição
2 - Silvio A. Minciotti
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A gestão pública brasileira até o final dos anos 80 era burocrática e patrimonialista. Após esse período ocorreu uma mudança em seu modelo de administração permitindo a adoção por parte dos gestores públicos de um modelo gerencial voltado para ouvir as demandas da sociedade. Com isso, esses gestores começaram a orientar suas ações em busca do bem-estar da sociedade (FERREIRA, 2012). A adoção da prática gerencial direcionou o serviço público a uma visão mais orientada para atender as necessidades do cidadão que, por sua vez, procurava pelo bom atendimento e qualidade dos serviços prestados.
Uma visão da administração pública orientada para Marketing possibilitará uma cultura administrativa centrada no cidadão, considerado como cliente. Inclusive a formação de seus gestores também deve seguir a mesma orientação. Além disso, a administração de cidades e regiões precisa conhecer os interesses dos seus stakeholders.
Para que a administração pública possa estar orientada para marketing, não identificamos parâmetros e variáveis direcionados para esse fim. Os existentes, originalmente são voltados às empresas privadas, aqueles que, com eventuais adaptações, poderiam ser compatíveis com a administração pública. A partir daí, identificamos que o desenvolvimento desses parâmetros eram necessários para a administração pública.
Identificar, a partir da análise de um júri de especialistas, parâmetros e variáveis apropriados à realidade da administração pública.
Foram validados quatro parâmetros e vinte e oito variáveis capazes de analisar o grau de orientação para marketing de uma administração pública.
Melhora no atendimento ao cidadão por parte da administração pública, ajudando a definir fluxos e processos internos.