Resumo

Título do Artigo

FATORES MOTIVACIONAIS NA ESCOLHA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: um estudo baseado na self-determination theory
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Fatores motivacionais.
Escolha
Self-Determination Theory.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Francisco das Chagas Silveira Souza
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Campus Central
2 - Jandeson Dantas da Silva
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - FACEM, CONTABEIS
3 - Wenyka Preston Leite Batista da Costa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Departamento de Ciências Contábeis
4 - Luiz Antonio Felix Júnior
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL) - DEPARTAMENTO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO/CABB
5 - Clóvis Antônio Kronbauer
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo

Reumo

As mudanças socioeconômicas e as inovações tecnológicas afetam a percepção daqueles que buscam ingressar em uma instituição de ensino superior e posteriormente no mercado de trabalho, sendo assim, diversos fatores podem influenciar o individuo a decidir o curso superior que deve ingressar . Para o estudo desses fatores a pesquisa utilizou da Teoria da autodeterminação (Self-Determination Theory ) - Definida por Deci e Ryan (2015) como teoria de motivação humana que examina fenômenos através do gênero, cultura, idade e status socioeconômico, verificando o que motiva o comportamento da pessoa.
Com base no exposto, tem-se a seguinte questão de pesquisa: Quais os fatores motivacionais que influenciam na escolha do curso de ciências contábeis pelos discentes das universidades públicas?
A fundamentação teórica encontra-se dividade em : - Teoria da autodeterminação (Self-Determination Theory ) - Definida por Deci e Ryan (2015) como teoria de motivação humana que examina fenômenos através do gênero, cultura, idade e status socioeconômico, verificando o que motiva o comportamento da pessoa e a coloca em ação. Fatores que influenciam a escolha de um curso superior - Para Silva et al. (2019) a escolha da profissão se dá por influências que o indivíduo recebe onde está inserido, com também fatores como condições sociais vivenciadas, prestigio da profissão, entre outros.
Quanto ao método, a pesquisa é caracterizada como descritiva, quantitativa e os procedimentos realizados por meio de um survey, elaborado por meio da versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica, tendo como amostra um quantitativo de 296 discentes do curso de ciências contábeis e os dados foram tratados através da análise fatorial.
Assim, os resultados foram trabalhados com a aplicação da análise fatorial exploratória utilizando-se da EMA, que evidenciou a existência de 6 fatores que juntos explicam 59,15% da variabilidade total. Observa-se que a entre as regulações presentes, a que obteve a maior média é aquela que permite maior autonomia ao discente para realizar suas escolhas, a motivação extrínseca por regulação integrada (fator 4), pois, é a motivação que permite que a atividade ou comportamento que será desenvolvido coincida um pouco com as habilidades pessoais, aos desejos oriundos da identificação
Nos achados do estudo, foi possível identificar as escolhas dos discentes se dão de forma autônoma, tendo a motivação extrínseca por regulação integrada e a motivação intrínseca como os dois fatores predominantes. Depreende-se que as escolhas se dão de forma menos regulada possível e que o estudo em contabilidade é a maneira na qual acreditam que os objetivos predeterminados serão alcançados, mudando assim a realidade vivida.
Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2015). Self-Determination Theory. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, 486–491. Hsiao, J., & Nova, S. P. D. C. C. (2016). Abordagem geracional dos fatores que influenciam a escolha de carreira em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, 27(72), 393-407. Silva, E. F., Almeida Júnior, A. L., Silva, M. D., Penha, M. P., Ramiro, T. M. D., Machado, M. C., & da Silva, R. S. (2019). Fatores que influenciam os egressos na escolha pelos cursos na área de ciências sociais aplicadas. Anais do Seminário Científico da FACIG, (4).