Resumo

Título do Artigo

USABILIDADE DE API: MODERAÇÃO DA INOVATIVIDADE NA SATISFAÇÃO COM A VIDA NO CENÁRIO DE PANDEMIA POR COVID-19.
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Palavras Chave

Consumo Inovativo
Difusão da Inovação
Inteligência Artificial

Área

Gestão da Inovação

Tema

Inovação em Tempos Emergenciais - Covid 19

Autores

Nome
1 - Márcio de la Cruz Lui
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - SÃO PAULO
2 - ROBERTO CARLOS BERNARDES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - são paulo
3 - Mauro José de Oliveira
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Paulo
4 - André Silva de Carvalho
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
5 - Renato Ferreira Pimenta
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial

Reumo

Poucas pesquisas tentam compreender como o uso e adoção de produtos tecnológicos afeta a satisfação com a vida das pessoas (BROOKS, 2017; LONGSTREET, McDANIEL, 2017; CHAN, 2015; COYNE, 2014; ATTAS, SWEIS, 2010). Neste contexto sistemas baseados no uso de inteligência artificial (IA) emergem com algum destaque (JORDAN, 2019; PATCHUNKA, 2018; WANG et al, 2018; CAMERER, 2018; ANDRÉ et al, 2017; MEHR, 2017). Este estudo procura evidenciar a moderação das dimensões de inovatividade (DSI e IB), na relação entre usabilidade e satisfação com a vida em um cenário de pandemia devido ao vírus COVID-19.
Poucos estudos procuram evidenciar a usabilidade de Assistentes Pessoais Inteligentes com a satisfação com a vida, principalmente em épocas de pandemia. Contribuir com a teoria da difusão da inovação e com os estudos de consumo inovativo em tempos emergenciais pode melhorar a compreensão de uso e adoção de produtos tecnológicos. Este estudo procura evidenciar a moderação das dimensões de inovatividade (DSI e IB), na relação entre usabilidade e satisfação com a vida em um cenário de isolamento social ocasionado pela pandemia devido ao COVID-19.
Alguns estudos relacionam a melhoria da satisfação com a vida ao uso de tecnologia e a sua usabilidade (LOTREA, NICA, MITOIU, 2019; LI et al; 2019). Usabilidade refere-se ao nível de facilidade de uso que determinadas interfaces homem-máquina demonstram. Também se refere ao dimensionamento da facilidade de uso em prototipagem e definição de design de produtos ou serviços (DOURADO, CANEDO, 2018). Pode-se considerar que a inovatividade é um preditor válido para adoção de novos produtos (HAUSER; TELLIS; GRIFFIN, 2006).
Este estudo utilizou como técnica estatística a regressão linear múltipla para compreensão das relações das variáveis independentes sobre a variável dependente (HAIR et al., 2009). Assim, para a análise das variáveis observáveis deste modelo probabilístico que contém variáveis moderadoras DSI (inovatividade de domínio específico) e IB (comportamento inovativo), variável independente SUS (usabilidade) e variável dependente LS (satisfação com a vida), utilizou-se o software SPSS com PROCESS macro para SPSS para as análises de moderação (HAYES, 2013)
O resultado de R^2 do modelo foi de 37% com nível de significância menor que 0,01. Os resultados da macro PROCESS demonstram que o efeito da moderação de IB é significativo (p<0,05) para valores baixos (64,29 e 114,47) desde que os valores de DSI também se mantenham baixos (2,83 e 4,00).
Pudemos observar que quando se tem pouca inovatividade de domínio específico e o comportamento inovativo é alto, quanto maior a usabilidade, ou percepção de uso, maior a satisfação com a vida. Se o consumidor aprende a usar, ou seja, tem domínio sobre tal tecnologia, maior a satisfação com a vida. Por outro lado, quando já se tem muito domínio específico mesmo que o meu comportamento inovativo seja alto, isso não afeta a minha satisfação com a vida, mesmo se a usabilidade melhora, podemos inferir que este fato acontece, pois não há nenhuma novidade ou aprendizado cognitivo com o uso de API.
ALI, Imran. Personality traits, individual innovativeness and satisfaction with life. Journal of Innovation & Knowledge, v. 4, n. 1, p. 38-46, 2019. DICKERSON, M. D.; GENTRY, J. W. Characteristics of Adopters and Non-Adopters of Home Computers. Journal of Consumer Research, v. 10, n. 2, p. 225, 2002. HOLAK, S.; LEHMANN, D. R. Purchase intentions and the dimensions of innovation: An exploratory model. Journal of Product Innov ZHANG, Stephen X. et al. Unprecedented disruption of lives and work: Health, distress and life satisfaction of working adults in China one month into the COVID-19 outbreak