Resumo

Título do Artigo

AS CARACTERÍSTICAS E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR EXEMPLAR DE MARKETING SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Ensino
Marketing
Professor

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Mariana Neves Belloube dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Sany Karla Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
3 - Etienne Cardoso Abdala
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

Se a mudança experimentada na vida em sociedade exige um novo perfil de ensino, é de se esperar que um novo perfil de docente também seja requerido. Numa era de transformações, o único aprendizado que realmente influenciará o comportamento do homem será autodescoberto, pessoalmente apropriado e assimilado por meio da experiência pessoal. O ensino tradicional já não satisfaz a geração que aprende por uma rede de informação que forma e traduz as representações, e o papel do professor não poderá mais ser resumido a ensinar, mas promover condições do sujeito realizar seu próprio aprendizado.
O que faz, de fato, um professor de Marketing ser memorável na formação dos jovens do ensino superior? Quais os atributos mais valorizados pelos alunos?
O professor deve assumir um papel de organizador do ambiente da sala de aula e auxiliar o aluno a se reconhecer como construtor do seu conhecimento. Se a ação pedagógica é objeto de diversos enfoques, no âmbito do ensino superior ela ganha questões particulares. Nas escolas de negócios cresce a consciência de que a abordagem tradicional já não é suficiente para lidar com a complexidade do mundo organizacional. A interface humana é importante para alunos e professores de Marketing e as competências em pedagogia e pesquisa completam o pacote sine qua non na carreira desses profissionais
Para isso, fez-se uso de uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de entrevistas em profundidade com dez estudantes de graduação de uma universidade pública de Minas Gerais e do exame dos dados coletados por meio da técnica de Análise de Conteúdo.
Treze características foram identificadas e, posteriormente, classificadas em três diferentes dimensões: personalidade, didática e prática. Do conjunto de indicadores levantados, emergiram a valorização de uma experiência prévia de mercado que habilite o docente a conhecer a prática da profissão, o entrelaçamento bem feito entre a teoria ensinada em sala e a prática a ser descoberta fora, e uma postura comunicativa e acessível por parte do professor.
Alguns dos resultados a que se chegou a presente pesquisa podem parecer comuns ao ensino de outras áreas da Administração ou mesmo de outras carreiras. Entretanto, alguns pontos parecem mesmo específicos à área do Marketing, como a construção de um ambiente descontraído que propicie a criatividade e o pensamento inovador.
HARRIGAN, P.; HULBERT, B. How can Marketing academics serve Marketing practice? The new Marketing DNA as a model for Marketing education. Journal of Marketing Education, v. 33, n. 3, p. 253-272, 2011. SOUZA-SILVA, J. C.; PAIXÃO, R. B.; FRANCO, A. P. S.; ALVES, M. V. P. Docência no ensino superior: Refletindo sobre as características do professor excelente. In: EnEPQ, 2015.