Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA SOBRE ADOÇÃO DE MOBILE BANKING
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Mobile Banking
Adoção
Facilitadores

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - MUIRA HELENA BATISTA
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Centro - Belo Horizonte
2 - CHAELMICA GONCALVES DA SILVA
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Belo Horizonte

Reumo

O Mobile Banking (M Banking) é um assunto bastante explorado na literatura cientifica. Continua um tema atual devido a baixa taxa de adesão aos serviços de acordo com os achados científicos. O M Banking contribui para indústria financeira com a redução dos seus custos operacionais, para os clientes a facilidade de estar disponível as 24 horas nos sete dias por semana e em qualquer lugar com acesso a internet. Conhecer os facilitadores da adoção permite aos bancos ajustar a sua tecnologia para atender as expectativas do cliente e ajustar a sua estrutura de marketing.
Essa pesquisa visa fazer a contribuição teórica através da análise da literatura internacional de adoção de Mobile Banking, clarificando os facilitadores no processo de adoção. Para atingir este propósito, a pesquisa tem norte responder dois objetivos específicos: a) quais são os fatores facilitadores na adoção do M Banking; e b) se os fatores culturais interferem nesta adoção.
A pesquisa trabalha o conceito de M Banking com serviços mais interativos propiciam aos bancos a exploração de serviços inovadores que podem originar novas oportunidades de negócios (ZHOU; 2012). No modelo TAM a intenção de adotar o produto tecnológico é determinada em função de duas crenças especificas de: (a) utilidade de uso percebida e (b) facilidade de uso percebida. A construção do modelo UTAUT tem como base a premissa de que a intenção de um indivíduo em usar uma determinada tecnologia é influenciada por crenças.
Os resultados evidenciam que os construtos dos modelos de aceitação TAM e UTAUT foram aferidos e validados tanto nos países europeus, nos asiáticos, no oriente médio e nos Estados Unidos. Os clientes estadunidenses possuem comportamento de adoção diferente dos tailandeses em decorrência de fatores culturais dos países. A influência dos fatores demográficos no modelo UTAUT não são as mesmas em todos os estudos, na pesquisa conduzida em 2017, os resultados apontam que a educação não interfere na adoção (Chawla & Joshi, 2017).
O primeiro objetivo de identificar os facilitadores da adoção do M Banking que são: a facilidade de uso, utilidade percebida, risco percebido, condições facilitadoras, atitude e intenção de usar. Os construtos introduzidos são: as características do aparelho celular, o canal de preferência do usuário, o uso sustentado, ansiedade tecnológica e introspeção comportamental, a garantia estrutural, a característica da tarefa, característica tecnológicas, ajuste da tecnologia da tarefa, o estilo de vida, a onipresença, prazer percebido e o boca a boca. Os fatores culturais interferem na adoção.
ALALWAN, Ali Abdallah et al. Consumer adoption of mobile banking in Jordan: Examining the role of usefulness, ease of use, perceived risk and self-efficacy. Journal of Enterprise Information Management, v. 29, n. 1, p. 118–139, 8 fev. 2016. CHANGCHIT, Chuleeporn; LONKANI, Ravi; SAMPET, Jomjai. Mobile banking: Exploring determinants of its adoption. Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce, v. 27, n. 3, p. 239–261, 3 jul. 2017. CRABBE, Margaret et al. An adoption model for mobile banking in Ghana. International Journal of Mobile Communications, v. 7, n. 5, p. 515, 2009.