Resumo

Título do Artigo

A EVOLUÇÃO DA METODOLOGIA DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO (ALI) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO NA EMPRESA MEDICATRIZ DERMOCOSMÉTICOS
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Inovação
Agentes Locais de Inovação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Lívia Luize Marengo
UNIVERSIDADE DE SOROCABA (UNISO) - Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas
2 - Allan Nunes Soares
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - Campus Chácara Flora
3 - HENRIQUE RAFAEL DA SILVA ROMAO
UNIVERSIDADE DE SOROCABA (UNISO) - SOROCABA
4 - Davi Lucas Arruda de Araújo
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - Chácara Flora
5 - Silvia Novaes Zilber
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) - CECS

Reumo

A inovação empresarial é reconhecida como relevante para o desenvolvimento social e econômico assim como um norteador para o crescimento e desenvolvimento empresarial. Dessa forma, para que as empresas tenham melhora de competitividade e consequente redução da mortalidade, é necessária adoção de estratégias que fomentem a inovação. Com o apoio do Programa ALI e usufruindo dos benefícios ocasionados pela inovação, o objetivo central desse trabalho consiste em avaliar a influência das participações em ciclos do Programa ALI na ambiência inovadora da Medicatriz Dermocosméticos de 2013 a 2020.
A base da metodologia do Programa ALI foi definida por oito premissas: resultados concretos; utilização de indicadores; resultados para o SEBRAE e ecossistema de inovação; envolvimento da equipe da empresa; construção coletiva das soluções; ferramentas; empresas motivadas para inovar; e ALI como facilitador da inovação. A Medicatriz Dermocosméticos é uma organização que está no mercado há mais de 30 anos e em 2005 transformou-se numa indústria de “cosméticos de alta performance” ou dermocosméticos profissionais. A Medicatriz sempre deteve uma cultura inovadora e buscava apoio no SEBRAE.
A Medicatriz Dermocosméticos recorreu ao Programa ALI em quatro ciclos, sendo os ciclos 2013-2015 e 2016-2017 tendo os resultados como direcionadores das ações; e os ciclos de 2019 e 2020, direcionando as ações através da aplicação de ferramentas. No primeiro ciclo, os processos criativos não eram sistematizados e havia baixa agregação de valor na percepção do cliente. No segundo, permanecia a baixa agregação de valor na percepção do cliente. No terceiro, havia necessidade de rentabilizar novas ofertas. E no quarto, havia necessidade de sistematizar e evoluir processos.
Como adoção de mecanismos para solucionar os problemas diagnosticados, algumas intervenções foram propostas para cada ciclo de participação. No primeiro ciclo, as intervenções foram a metodologia de inovação aberta e cocriação. No segundo, houve intervenção em inovação em branding e pesquisa etnográfica. No terceiro, houve Identificação de lacunas entre importância atribuída e satisfação atual do cliente. E no quarto, identificação de lacunas entre importância atribuída e satisfação atual dos colaboradores.
Os resultados obtidos com a implantação das intervenções propostas e os fatores conjunturais que afetaram esses resultados em cada ciclo de participação foram: no primeiro ciclo houve lançamento de onze novos produtos utilizando nanotecnologia e transversalidade sensorial; no segundo, houve subcategorização de clientes e projetos humanizados para clientes, colaboradores e círculo social; no terceiro houve remodelagem de workshops, criação de cursos pagos, visitas escolares, estágio supervisionado e suporte avançado; e no quarto, houve a criação de modelo de reconhecimento dos colaboradores.
O SEBRAE coloca como objetivo do Programa, a promoção da prática continuada de ações de inovação nas pequenas empresas e as contribuições para a Medicatriz permearam as quatro dimensões da inovação. A empresa entende que o investimento em desenvolvimento humano aumenta as chances das organizações se tornarem produtivas e cativantes para seus colaboradores, fornecedores e clientes. Esse clima organizacional positivo torna a marca poderosa, unindo princípios e valores, além de melhora da qualidade de vida, refletindo maior engajamento e dedicação às atividades empresariais e à sociedade.