Resumo

Título do Artigo

ESTUDO DE CASO DE EMPRESA LÍDER EM CLUSTER CERÂMICO: SOBREVIVENDO À CRISE DO COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

covid-19
cluster
portobello

Área

Artigos Aplicados

Tema

COVID-19 em Artigos Aplicados

Autores

Nome
1 - Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Wilson Toshiro Nakamura
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas - PPGA
3 - Diógenes Lima de Mello
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade

Reumo

O estudo foi realizado, na empresa Portobello, líder no mercado cerâmico na América Latina. As tomadas de decisões da empresa, foram condições favoráveis para suportar a crise. As expectativas futuras da empresa baseiam-se na confiança da retomada gradativa da economia brasileira, especialmente do segmento da Construção Civil. As experiências vivenciadas pela empresa, são exemplos a serem observados e praticados por outras empresas.
A pesquisa teve como objetivo, apresentar uma análise de como uma empresa que pertence ao cluster cerâmico, está administrando os impactos da crise em 2020. Apresentamos suas principais características e quais os impactos e as ações estratégicas perante a crise pelo covid-19.
Em 2020, fomos surpreendidos pelo Covid-19, que tem sido um grande desafio em termos de sobrevivência, quer seja pessoal ou das organizações, principalmente pelo fato deste surto ainda não ter abrangido todos os seus estágios e não haver toda a compreensão da sua extensão. De acordo com a (OCDE, 2020), o crescimento econômico global pode cair pela metade em 2020, no pior cenário para o surto de Covid-19.
Trata-se de um estudo de caso único, delimitada na empresa Portobello (PBG), principal empresa e líder em revestimentos cerâmicos na América Latina. Consideramos a empresa por ter conhecimento valioso e estratégico de suas atividades e apresentar gerenciamento eficiente para o sucesso dos seus negócios. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método utilizado foi o estudo de caso único, com um roteiro de entrevistas semiestruturado.
Nossos principais resultados, mostraram que o ramo da empresa PBG foi favorecido, pela continuidade dos trabalhos nas construções civis, que não tiveram paralisações de suas atividades, além do efeito cambial positivo à empresa. As tomadas de decisões moderadoras da empresa, também foram condições favoráveis para suportar a crise e seguir sustentando o desempenho da companhia.
Pretendemos com os resultados desta pesquisa, contribuir com os aspectos teóricos e práticos para as empresas, quanto as estratégias de adaptações, restruturações e gerenciamentos deste cenário, além de contribuir para a formação de expectativas empresariais favoráveis a longo prazo.