Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Autores
Nome
1 - ROGEANE MORAIS RIBEIRO UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
2 - Sidnei Vieira Marinho UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
Reumo
Esse entendimento, sobre as capacidades turísticas, através da exploração dos produtos ou serviços ofertados podem construir novos produtos e serviços que além de agregar valor conduzem a redução dos custos, aumentam a qualidade; garantem aos hotéis a participação no mercado de turismo, como também, podem auxiliar na obtenção da sustentabilidade econômica e na vantagem competitiva, desencadeando um novo campo de pesquisa para essa temática (Du, Leten&Vanhaverbeke, 2014).
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo indicam benefícios na economia no Brasil, sendo o turismo o quinto principal produto na geração de divisas, constituindo oportunidades de empregabilidade, fortalecendo o mercado turístico nacional e um direcionador do desenvolvimento econômico (Mai & Smith, 2018). Por isso, os dados do Ministério do Turismo (2019) foca na melhoria na economia, pois desempenho multidimensional traz benefícios para a firma no momento da tomada de decisão, e o segmento hoteleiro.
O turismo é considerado uma atividade econômica em clara expansão no mundo, por isso os hotéis alinham desempenho com a possibilidade de operacionalização estratégias que compõem a produtividade no turismo: inovação nos serviços; diferentes tipos de turistas; culinária; mobilidade (Sainaghi et al., 2019).A natureza multidimensional e capacidade turística pode ser entendida pelaestratégia de gestão, nova estrutura de operação e maior flexibilidade, considerando a mudança no comportamento dos clientes e o desenvolvimento dos sistemas de informações (Alberton et al., 2020).
O estudo adotou técnicas quantitativas através dos dados do SEBRAE (2017) e qualitativas usou o survey aplicado por Carvalho e Rossetto (2014), com levantamento de dados primários na busca de reconhecer os construtos do desempenho e as capacidades turísticas. O contexto da pesquisa e o lócus no segundo o Ministério do Turismo (2014), o Plano Estratégico do Turismo na Rota das Emoções, que destacam os Parques Nacionais dos Lençóis Maranhenses, do Delta do Parnaíba e de Jericoacoara, onde a união de três estados trazem as diversas oportunidades e possibilidades para o desenvolvimento turístico.
Com relação a Rotas das Emoções, e de acordo com Borges (2018) parte dos hotéis dos três estados opera suas atividades informalmente, o que limita o avanço de suas capacidades turísticas, pois a sua grande parte hotéis de pequeno porte ou de gestão familiar. Nessa dimensão cliente e mercado que está atrelado aos stakeholders na busca de alcançar a satisfação do cliente que confirma as capacidades turísticas na relação ao desempenho no segmento de hospedagem, qualidade dos produtos e serviços ofertados pelos hotéis aos turistas(Dos Anjos & De Abreu, 2009).
Com relação aos objetivos específicos, os hotéis pesquisados e situados na Rota das Emoções, independente do porte, recebem todos os incentivos ou informações por igual, mas consideradas insuficientes com relação ao tamanho do projeto, apoio das políticas públicas, ausência de capital para investimentospara o desenvolvimento das capacidades turísticas de polo regional e social. Essa análise declarou que os hotéis de grande porte apresentam maior média, pois fazem o bom uso de suas estruturas para alcançar a demanda dos turistas.
Alberton, A., Kieling, A.P., Lyra, F.R., Hoffmann, E.M., Lopez, M.P.V., & Stefano, S.R. Competencies for sustainability in hotels: insights from Brazil. Employee Relations, Vol. ahead-of-print, 2020. Doi: https://doi.org/10.1108/ER-01-2019-0093.
Bejinaru, R. (2017). Dynamic capabilities of universities in the Knowledge Economy. Management Dynamics in the Knowledge Economy, vol. 5, no.4, pp.577-595
Borges, V. de P. C. (2018). Rota das emoções: paisagem cultural e turismo no Polo Costa do Delta. Cadernos de Geografia, nº 37, pp. 81-97.