Resumo

Título do Artigo

SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA: A INDUSTRIALIZAÇÃO NACIONAL E EXPLORAÇÃO DO TRABALHO VIVENCIADOS ATRAVÉS DA ANÁLISE FÍLMICA
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Palavras Chave

Psicodinâmica do Trabalho
Industrialização
Análise Fílmica

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - ANTONIO MARCIO BRANGIONI
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Belo Horizonte
2 - Lilian Bambirra de Assis
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - dcsa

Reumo

O cotidiano caótico do trabalho, tendo o cenário de São Paulo em meados do seculo XX, aliado as pressões sociais, configuram um importante mecanismo de degradação dos indivíduos, levando-os a situações extremas como agressividade e agonia. Para combater estas situações e manter o equilíbrio, o individuo utiliza um conjunto de estratégias defensivas, que usadas em excesso, podem levar à alienação e patologias sociais (DEJOURS, 2007). Através do filme “São Paulo Sociedade Anônima”(1965), buscou compreender através da abordagem qualitativa e descritiva como as pressões afetam a vida das pessoas.
O problema foi buscar compreender como as pressões, o sofrimento, os sentidos e significados do trabalho são abordados no filme, considerando o contexto da época em que foi gravado. O objetivo foi observar, através da análise fílmica, como o modelo conceitual de desenvolvimento econômico e social da época reflete nas vivências de prazer e sofrimento dos indivíduos, sobre a ótica da Psicodinâmica do Trabalho. Os objetivos específicos foram: compreender a representação das relações de conflito e sofrimento do filme e contextualizar a situação econômica e social da época.
Psicodinâmica do Trabalho: concebida por Dejours, na França, nos anos de 1980, com estudos no Brasil nos anos 1990. O trabalhador é um sujeito apto a agir na realidade, com poder de resistência em relação ao contexto do trabalho.(MENDES,2007). Análise Fílmica: O filme é um instrumento em que espectador vivencia personagens com conflitos semelhantes aos seus, sendo que as dificuldades da vida real são vivenciadas pelos observadores no contexto das organizações. (MARQUES,2008). A percepção estético-visual proposta como mecanismo para compreensão de fenômenos organizacionais. (WOOD;CSILLAG,2001)
A obra de 1965, com 107 minutos de duração, apresenta em 27 cenas a situação de angústia obtida entre o desejo de crescer e se deriva nas diferenças e dicotomias entre o trabalho e sua ambição ser um home realizado profissionalmente/socialmente. O filme relatou situações de patologia e mecanismos de defesa verificados no comportamento de Carlos, relacionados a Psicodinâmica do Trabalho, até situações de extremas em que o personagem tenta lidar com a loucura, ao ponto de no final do filme ele abandonar tudo na tentativa de recomeçar a vida longe de todos os seus "fantasmas".
O estudo focou-se no ambiente corporativo, na época do advento da industria automobilística nacional, em que associado a um cenário de problemas sociais, observamos o contexto de sofrimento vivenciado pelo personagem principal do filme. O personagem envolto pelo crescimento da indústria automobilística nacional e das pressões da sua vida pessoal, desenvolve um sofrimento a ponto de apresentar diversas patologias. Ao final, toda esta situação culmina com uma situação de limite com todo o sofrimento em que ele estava sofrendo: abandona a família para fugir da vida estressante.
DAVEL;VERGARA;GHADIRI. Administração com arte,2007 DEJOURS. A loucura do trabalho,1992 DEJOURS;ABDOUCHELI. Itinerário teórico em psicopatologia do trabalho,2009 GOLIOT-LÉTÉ;VANOYE. Ensaio sobre a análise fílmica,1994 IPIRANGA. A narração fílmica no ensino de gestão de pessoas,2007 MENDES. Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisas,2007 MERLEAU-PONTY. O Cinema e a Nova Psicologia,2003 PERSON. São Paulo, Sociedade Anônima,1965 VERGARA. Métodos de pesquisa em administração,2004 VIEGAS.Olhar e memória na percepção cinematográfica,2008 WOOD;CSILLAG. Estética organizacional,2001