Resumo

Título do Artigo

GESTÃO COLABORATIVA – FATORES QUE CONTRIBUEM NO DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO: um estudo na startup TRON – Tecnologia, Robótica e Natureza.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão Colaborativa
Startup.
Inovação.

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - MARA ÁGUIDA PORFÍRIO MOURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso
2 - Walkyane Alyne Santos Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Parnaíba
3 - José Rodrigues Bem
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso
4 - Kelsen Arcângelo Ferreira e Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - CCHL

Reumo

Com a evolução da sociedade surgem novos negócios, como as startups, que são negócios de elevado potencial de crescimento exponencial, que estão em processo de estruturação empresarial e procuram por um modelo de negócio que possa se consolidar no mercado (BLANK et al., 2014). As startups necessitam de modelos de gestão que flexibilizem o processo de criação, o de inovação e desenvolvimento, segundo Maffia et al. (2018, p.73) “as empresas têm buscado modelos alternativos de gestão baseados em uma estrutura mais descentralizada, a fim de possibilitar uma atuação mais próxima ao mercado”.
A pesquisa, analisou a gestão colaborativa em na startup denominada de TRON, em Parnaíba - PI. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de estudar um modelo de gestão que surgiu a partir dos desafios do desenvolvimento da sociedade e da tecnologia, e que tem como ferramenta principal a interação social e o trabalho em equipe para solucionar problemas e criar soluções através da colaboração dos atores organizacionais. Com a realização deste estudo, responder a questão de pesquisa: Quais os fatores da gestão colaborativa a startup TRON prática e como eles contribuem no processo de inovação?
Para compreender como funciona a gestão colaborativa precisa-se entender o significado de colaboração dentro da gestão e como acontece o comportamento colaborativo. Sendo assim, “a colaboração caracteriza-se pelo compartilhamento de informações, recursos e responsabilidades para planejar, implementar e avaliar coletivamente o conjunto de atividades necessárias para alcançar um objetivo comum” (NOF et al. 2015 apud MAFFIA et al. 2018, p. 76). Nesse sentido a colaboração contribui para que aja de maneira coletiva e sob diferentes perspectivas, soluções para um determinado problema.
Para apresentação dos resultados, buscou-se analisar os dados por meio de tabelas elaboradas através do sistema Microsoft Excel, a fim de facilitar a leitura visual dos principais aspectos identificados. A apresentação dos resultados utilizou como base os modelos conceituais adotados pelo presente estudo e adaptado ao contexto desta pesquisa. A partir das análises dos dados e as observações feitas na TRON, constatou-se que, de fato integra nas suas atividades e prática os fatores da gestão colaborativa observando um resultado positivo de engajamento e desempenho no trabalho dos colaboradores.
Ao final, pode-se comprovar a prática dos fatores: comunicação aberta e clara, socialização, participação e a relação de confianças, mostrando que a empresa possui uma gestão colaborativa. Os resultados permitiram concluir que a gestão colaborativa contribui para um processo de gestão com mais protagonismo dos colaboradores em relação as suas atividades, no que diz respeito ao controle e interação. Esse modelo de auxilia no desenvolvimento das startups, visto que estão inseridas em um contexto de grandes incertezas por não terem ainda o modelo de negócio consolidado no mercado em que atuam.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE STARTUP. Mapeamento de comunidade. Teresina/PI, 2018. Disponível em: < https://drive.google.comVrB1Y2UkvYYO1t2DmiRvM727hg/view> Acesso em: Jul./2019. BLANK, S.; DORF, B. Startup: manual do empreendedor. Alta Books. 1º ed. Rio de Janeiro, 2014. MAFFIA, L. F. C. M.; COUTO, M. H. G.; SANTOS, R. F.; OLIVA, F. L.; GRISI, C. C. de H.; CORREA, H. L. Premissas e Benefícios do Modelo de Gestão Colaborativo em Startups. Revista Brasileira de Gestão e Inovação – Brazilian Journal of Management & Innovation. v.6, n.1, Setembro/Dezembro 2018.