Resumo

Título do Artigo

Estratégia e Inovação: Um estudo de caso do Banco Original
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação
Estratégia
Banco Digital

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Lorena Righi Afonso
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - MARIA FERNANDA BORZACCHINI CANDIL
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Pedro Henrique Sabino Fernandes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
4 - Caio Vinicius Guido Cordeiro
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
5 - joo young lee
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - higienopolis

Reumo

O processo de globalização e desenvolvimento de tecnologias da informação, facilitou a acessibilidade à informações e conteúdos e esse cenário não é diferente no âmbito financeiro. Conforme a pesquisa da FEBRABAN (2018), os clientes demonstram preferência pelos canais digitais, com um aumento significativo de transações realizadas pelo mobile banking. A partir desse panorama o estudo buscou identificar quais as estratégias de inovação para a criação de um banco digital, subdividido em: introdução, referencial teórico, procedimentos metodológicos, análise de dados e considerações finais.
Considerando a preferência e migração da população brasileira para um ambiente digital diante das facilidades de acesso e otimização do tempo que esse ambiente online possibilita, o estudo buscou entender como esse processo de digitalização ocorreu no setor bancário, mais especificamente dentro do Banco Original, já que esse foi o primeiro banco que nasceu integramente como digital. Além disso, buscou compreender como os produtos e serviços tiveram que ser adaptados para esse novo contexto de forma que os clientes se sentissem satisfeitos e seguros com a proposta oferecida pelo negócio.
Os serviços digitais já existiam nos bancos considerados como bancos tradicionais, porém, a proposta do Banco Original era nascer como um banco integralmente digital, sem a necessidade de uma interação física entre cliente X banco e por esse motivo estratégias inovadoras tiveram que ser traçadas bem como problemas tiveram que ser contornados, já que o assunto de digitalização de serviços e produtos bancários no Brasil ainda era muito restrito e recente na época da implantação desse novo modelo de negócio trazido pelo Banco Original.
Com intuito de responder o problema de pesquisa do estudo, os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com ex-executivos do Banco Original, Henrique Jozala Júnior, head de inovação e Wanderley Baccala, ex Diretor Executivo de Produtos e Tecnologias, que tiveram uma participação e influência significativa para a implantação de toda a parte digital do Banco Original. Dessa forma foi possível analisar o processo de criação e desenvolvimento de um banco digital e mais especificamente do Banco Original, inserido num contexto macroeconômico.
Por meio da análise dos dados coletados foi possível identificar que as estratégias da inovação utilizadas para a criação do Banco Original foram: estratégia de posicionamento de mercado, estratégia de divulgação, estratégia de produto e serviços, estratégia de segmentação de público-alvo, estratégia de custo e rentabilização, estratégia de atendimento e aquisições de carteira, estratégia de tecnologia e estratégia de expansão. Assim o Banco Original ganhou vantagem competitiva diante dos concorrentes, considerando todo o seu processo de inovação para a criação de um novo modelo de banco.
A teoria estudada em conjunto com os dados coletados por meio das entrevistas permitiu a compreensão da importância das estratégias de inovação para a criação e manutenção de um negócio em todo seu processo de desenvolvimento, bem como a necessidade de preservar a inovação como ferramenta de melhoria para manter a competitividade. Essa análise contribui principalmente para empresas do setor financeiro com o intuito de modificar seus produtos/serviços, já que por meio da pesquisa é possível identificar as estratégias assertivas para a criação do Banco Original, primeiro banco digital do país.