Resumo

Título do Artigo

A Atuação da Auditoria Interna nas Universidades Federais Brasileiras
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Auditoria Interna Governamental
Universidades Públicas
Controles Internos

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Rubens Carlos Rodrigues
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Administração de empresas

Reumo

O papel tradicional da Auditoria Interna (AUDIN) sempre direcionou ao monitoramento do controle interno, no entanto, cada vez mais requer-se a função de consultoria interna nas instituições e atuação no gerenciamento de riscos (Alzeban & Gwilliam, 2014; Dias, Gomes, Angonese, & Quintana, 2020). Tal mudança determinou a criação de novas habilidades para realização de atividades relacionadas ao gerenciamento de riscos e governança corporativa, buscando compreender os fatores de desempenho da organização e suas fontes de riscos em busca de aumentar o valor adicionado pela AUDIN à entidade.
O objetivo deste estudo é analisar a atuação da AUDIN no âmbito das universidades federais brasileiras, do ponto de vista da própria unidade. Com os seguintes objetivos específicos: a) descrever os métodos empregados para a definição de quais as atividades serão realizadas pelas AUDIN´s; e b) analisar as atividades planejadas e realizadas pelas AUDIN´s, conforme constam em seus relatórios de atividades (o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) e o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna [RAINT] ).
Peter e Machado (2014) esmiúçam os campos de trabalho possíveis em auditoria no setor público e aspectos que devem ser considerados quando do planejamento das atividades, haja vista não somente a fidedignidade das informações deva ser um propósito a ser alcançado, mas a busca em desenvolver o Sistema de Controle Interno, com o fito de aperfeiçoá-lo, e o assessoramento à alta gestão, tanto no processo de tomada de decisões como no cumprimento de objetivos e metas, pois transformam a AUDIN em uma ferramenta proativa produzindo informações e relatos gerenciais, conforme a demanda necessária.
Procedeu-se com pesquisa descritiva, qualitativa, utilizando a análise documental dos seguintes relatórios: Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna e Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna. Entre 13 de março a 22 de dezembro de 2017 foram coletados os dados via Lei de Acesso a Informações e sites das universidades federais. As ações de auditoria identificadas nos relatórios foram organizadas e tabuladas por meio de planilha eletrônica e classificadas conforme os “Tipos” definidos por Castro (2015) e Peter & Machado (2014) e as “Áreas” conforme Chaves (2011).
Quando do planejamento das atividades, 1.052 atividades foram previstas nas 60 universidades pesquisadas, sendo 727 (69,11%) iniciadas e concluídas. 40 universidades apresentaram a matriz de riscos. Os controles da gestão são responsáveis por 45,15% das ações e 38,64% das atividades desenvolvidas pelas AUDIN´s estavam relacionadas ao assessoramento a gestores e acompanhamento da implementação de recomendações dos órgãos de controle interno/externo e emissão de relatórios.
As atividades desenvolvidas nas AUDIN´s auxiliam as Universidades Federais Brasileiras e os seus gestores no tocante ao atendimento das recomendações emanadas pelos órgãos de controle, bem como assessoram as demais unidades no processo de tomada de decisões, visando assegurar a adequação dos atos de gestão à legislação e aos resultados quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e de pessoal.
Castro, D. P. (2015) Auditoria, contabilidade e controle interno no setor público: integração das áreas do ciclo de gestão. (6. ed.) São Paulo: Atlas. Chaves, R. S. (2011). Auditoria e controladoria no setor público. (2. ed.) Curitiba: Juruá. Dias, L., Gomes, D., Angonese, R., & Quintana, A. (2020). Auditoria interna e gestão: estudo de caso em uma universidade federal à luz da teoria institucional. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 13(2), 116-139. Peter, M. da G. A.; Machado, M.V. V. (2014). Manual de Auditoria Governamental. (2. ed.) São Paulo: Atlas.