Resumo

Título do Artigo

BOLA FORA: UM ESTUDO SOBRE APOSTAS ESPORTIVAS INFORMAIS À LUZ DO MACROMARKETING
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Palavras Chave

Macromarketing
Sistemas de Marketing
Apostas Esportivas

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Francisco Claudio Freitas Silva
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
2 - RAMON SILVA LEITE
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Apostar em esportes através de plataformas online tem se tornado uma forma popular de apostas em muitos países. À galope do crescimento desta atividade, constata-se que segmentos informais também vêm expandindo sua atuação no mercado das apostas esportivas, por meio de sites não-licenciados; neles, são constatados os maiores níveis de problemas relacionados a apostas, em razão de oferecerem riscos em termos de práticas inseguras e má reputação, além de não oferecerem padrões adequados de proteção ao consumidor.
Mesmo sem legislação referente, estima-se já existam mais de 500 sites oferecendo apostas esportivas aos brasileiros, movimentando cifras superiores a US $ 1 bilhão por ano. Esse cenário indica o grande potencial que o mercado brasileiro de apostas esportivas apresenta para atuação de segmentos vinculados à informalidade. À vista disso, este estudo pretende explorar como segmentos informais podem operar através de sites de apostas esportivas, examinando a confluência entre as razões, formas e externalidades do envolvimento de apostadores esportivos para com este sistema de marketing.
2.1 Macromarketing - Pretendendo uma melhor compreensão das funções de marketing e do seu papel social, o macromarketing refere-se ao estudo dos (1) sistemas de marketing, (2) impacto e consequência dos sistemas de marketing na sociedade e (3) impacto e consequência da sociedade nos sistemas de marketing. 2.2 Mercado de apostas esportivas - A compleição recente das apostas esportivas on-line, a ausência de estereótipos e a normalização atividade são elementos que podem levar a um aumento nos danos relacionados às apostas, pois dificultam a maneira como a sociedade percebe o problema.
O presente estudo adotou um desenho de pesquisa interpretativo e qualitativo. Dados qualitativos foram coletados por meio de netnografia, entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Dessa forma, foi possível realizar uma triangulação de métodos e de dados, que contou com análise de conteúdo e análise temática.
Os dados demonstraram que segmentos informais têm se valido de domínios similares aos de sites tradicionais para suas operações. Todavia, ao contrário de sites convencionais que, apesar de ainda ilegais no país, ao menos se adequam a normas internacionais de jogo responsável, websites como o contemplado pelo estudo, por sua vez, desconsideram estas responsabilidades, acentuando as condições de vulnerabilidade relacionadas a apostadores compulsivos, externalidades negativas tais como deterioração de relações sociais, prejuízos financeiros e comprometimento excessivo de tempos
O combate ao mercado ilegal de apostas esportivas se mostra necessário e urgente, tendo em vista não só o reflexo de tal atividade aos apostadores e seu entorno, assim como à integridade do esporte. Quando se aposta ilegalmente, impede-se o devido monitoramento da operação; e, ainda, a pouca familiaridade da sociedade com a atividade de apostas, somada à dinamicidade das inovações envolvendo apostas esportivas online, tornam o contexto seriamente hostil aos consumidores deste mercado e perigosamente propício à disseminação de segmentos ilegais neste ambiente.
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