Resumo

Título do Artigo

O DESENVOLVIMENTO DA INTERNET DAS COISAS (IOT) NO BRASIL E AS INOVAÇÕES EM NÍVEL ORGANIZACIONAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

INTERNET DAS COISAS
INOVAÇÕES
NÍVEL ORGANIZACIONAL

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Amarolinda Zanela Klein
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
2 - Graziela Molling
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PORTO ALEGRE
3 - Cristiane Drebes Pedron
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

A Internet das Coisas (IoT) é o estágio mais recente do desenvolvimento da Internet e trata da convergência de dispositivos conectados, crescimento exponencial das capacidades computacionais, economia de dados, computação na nuvem e big data. Essa evolução tecnológica gera oportunidades sem precedentes nos setores público e privado para desenvolver novos produtos e serviços, aumentar a produtividade e eficiência dos processos, melhorar a tomada de decisões, resolver problemas sociais críticos e desenvolver inovações.
Frente a esse contexto, este artigo visa analisar como está ocorrendo o processo de desenvolvimento da IoT no Brasil e a sua relação com a geração de inovações em nível organizacional. Para isso, adota a Teoria Ator-Rede como lente teórica para compreender, dinamicamente, as relações entre os diferentes atores, as tecnologias e os processos de desenvolvimento da IoT no contexto brasileiro (em nível de Sistema Nacional de Inovação), bem como, as inovações geradas em nível organizacional, considerando o contexto de PMEs (Pequenas e Médias Empresas) e startups.
A pesquisa utiliza como lente teórica a Teoria Ator-Rede (Actor Network Theory – ANT), que tem sua origem na sociologia da ciência e da tecnologia (Callon, 1986, Law, 1992; Walsham, 1997). A ANT é uma das teorias sociais que melhor consegue explicar o desenvolvimento científico-tecnológico e as inovações, ao considerar os processos dinâmicos pelos quais eles são criados e mantidos, e tanto os elementos humanos quanto materiais envolvidos nesses processos.
Foi realizado um estudo de caso (Eisenhardt, 1989; Flyvbjerg, 2006), cujo foco principal de análise foi o processo de desenvolvimento da IoT no Brasil e as inovações geradas com o uso dessa tecnologia. O estudo de caso foi longitudinal, conduzido no período de 2016 a 2019. Em nível de Sistema Nacional de Inovação, foram coletados dados por meio de entrevistas, documentos e observação participante em diversos eventos. Em nível organizacional, foram analisados cinco casos de empresas (PMEs e startups) que inovaram com o uso da IoT.
Os resultados da pesquisa apresentam (1) os principais grupos de atores envolvidos no desenvolvimento de IoT no Brasil, e suas principais relações, destacando as empresas, consideradas os agentes principais do empreendedorismo e inovação, e, em especial, as PMEs e startups; (2) apontam as principais características das inovações geradas pelas PMEs e startups pesquisadas, com base na IoT; (3) examinam os facilitadores e as barreiras enfrentadas no processo de desenvolvimento de inovações baseadas em IoT , na visão de diferentes atores, bem como (4) controvérsias identificadas nesse processo.
Um olhar sobre os dados apresentados à luz da Teoria Ator-Rede (Latour, 2012), permite perceber o imbricamento dos diferentes atores que interagem no processo de desenvolvimento da IoT no Brasil e nas inovações geradas pelas organizações, particularmente, pelas PMEs e startups. Diversas recomendações são feitas, a partir dos dados da pesquisa, para a criação de políticas públicas, editais de financiamento e iniciativas de apoio à inovação com base em IoT por PMEs e startups no Brasil.
Borgia, E. (2014). The internet of things vision. Computer Communications, 54, 1–31. Fleisch, E. (2010). What is The Internet of Things ? Management and Financial Markets, 5(2), 125–157. Freeman, C. (2002). Continental, national and sub-national innovation systems—complementarity and economic growth. Research Policy 31(2), 191-211. Klein, A., Pacheco, F. B., & Righi, R. D. R. (2017). Internet of things-based products/services: process and challenges on developing the business models. JISTEM, 14(3), 439-461. Latour, B. (2012). Reagregando o social. Salvador: Edufba.