Resumo

Título do Artigo

Panorama das publicações científicas internacionais sobre economia compartilhada e consumo colaborativo
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Palavras Chave

Economia compartilhada
Consumo colaborativo
Economia Colaborativa

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Stephanne Storolli Cintra
CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO OMETTO (UNIARARAS) - Araras
2 - Amanda Peixoto Lacerda
CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINIO OMETTO (UNIARARAS) - araras
3 - Lílian Carolina Viana
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
4 - LUCAS SILVESTRE DE CARVALHO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - FCA
5 - Diogo de Siqueira Camargo Vasconcelos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - FCA

Reumo

O consumo colaborativo é uma opção aos modos de não propriedade de produtos/serviços, para Botsman & Rogers (2011) esta forma de consumo coloca em vigor um complexo em que as pessoas compartilham sem perder o que lhes apetece e sem trocar seus estilos de vida. Quanto ao resgate dos estudos, percebe-se iniciativas de Cheng (2016), Silveira, Petrini, & Santos (2016) e, especificamente Lima & Carlos Filho (2019), estudo este que serviu de base para o presente artigo. Dessa maneira, considera-se de suma importância compreender melhor sobre este novo tipo de consumo que muitas pessoas já praticam.
De acordo com Maurer et al. (2015) existe um cenário promissor para o crescimento das práticas de compartilhamento. Assim, o presente artigo guia-se por saber qual o panorama das publicações científicas internacionais sobre economia compartilhada e consumo colaborativo? Para tanto, o objetivo é mapear as publicações científicas sobre economia compartilhada e consumo colaborativo na base Scopus de forma a elencar os principais autores, países, redes de citações, cocitações e principais revistas. A pesquisa realizada na referida base foi analisada pelo software Vosviewer®.
A economia compartilhada teve início na década de 1990 nos EUA, impulsionada pelos avanços tecnológicos (Shirky, 2012). Mediante essa nova economia, o consumo colaborativo tornou-se uma nova forma de consumo como um sistema socioeconômico criado em torno do compartilhamento de recursos humanos e físicos (Gansky, 2010). Essa mudança tem causado grandes alterações nos modelos de consumo da sociedade (Mendes & Ceroy, 2015), em vista disso, o consumo colaborativo torna-se interligado à maior consciência, como um fragmento no estudo do desenvolvimento sustentável (Delai & Takahashi, 2013).
Verificou-se que as publicações despontaram no ano de 2012, mas foi em de 2018 o mais produtivo para a área. Como principal autor destaca-se Chris J. Martin; quanto aos países, destacou-se EUA e Reino Unido, surpreendendo a Espanha com 14 artigos publicados; dentre as revistas científicas aponta-se Sustainability Switzerland e Journal of Cleaner Production com mais publicações. Com o suporte do VosViewer® nas análises realizadas de coautoria, observou-se um acréscimo de 14,21% de autores falando sobre o tema, as redes de conexão aumentaram em 22,06% em relação a Lima & Carlos Filho (2019).
Contatou-se uma quantidade de artigos sobre os temas por autor muito baixa e dispersa, ainda que, de modo geral, as publicações tenham aumentado e os journals tenham aceitado cada vez mais publicações com a temática em questão. Por meio do software VosViewer® as análises realizadas de coautoria exibiram um vasto número de clusters para os termos buscados, cada um havendo poucos autores e poucas redes de fato foram formadas, demonstrando mais uma vez as dispersões de citações e cocitações no banco de dados. Permitindo afirmar pelo histórico, que este tema possui oportunidades de estudos.
Botsman, R., & Rogers, R. (2011). O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman. Cheng, M. (2016). Sharing economy: A review and agenda for future research. International Journal of Hospitality Management, 57, 60–70. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2016.06.003 Lima, S., & Carlos Filho, F. de A. (2019). Bibliometric analysis of scientific production on sharing economy. Revista de Gestão, 26(3), 237–255. https://doi.org/10.1108/rege-01-2019-0018 Silveira, L. M. da, Petrini, M., & Santos, A. C. M. Z. dos. (2016). Economia compartilhada e consumo cola