Resumo

Título do Artigo

Fatores críticos de sucesso na implantação da gestão de processos no setor público
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Palavras Chave

Gestão de Processos de Negócios
Fatores Críticos de Sucesso
Administração Pública

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Fábio Rogério de Morais
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA)
2 - Júlia Kefine Alcântara Pinho da Costa
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - PORTO VELHO
3 - Carlos André Sousa Rodrigues
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Campus José Ribeiro Filho

Reumo

A administração pública é um contexto organizacional com especificidades e diferenças de outros setores econômicos em que o BPM foi amplamente pesquisado. Portanto, é necessário compreender se os elementos necessários à implantação da gestão de processos no setor público são similares ou diferentes de outros setores, pois, em termo de ambiente e de princípios legais, são diferentes de outros contextos organizacionais.
O objetivo do estudo foi analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS’s) na implantação da gestão de processos de negócios (BPM - Business Process Management) em organizações públicas.
Os processos devem se adequar às estratégias, estruturas, tecnologias e ambiente, especialmente em negócios com alto grau de mutação. Neste contexto, a inovação de processos, se combinada com inovação tecnológica, auxilia na agilidade, eficiência e controle de práticas e resultados de gestão e, assim, minimiza erros e promove a melhoria contínua em organizações. Consequentemente, as organizações são consideradas coleções de processos inter-relacionados e precisa as organizações são consideradas coleções de processos inter-relacionados.
Utilizou-se de pesquisa qualitativa e tipologia descritiva para estudar os casos “Tribunal Regional do Trabalho” (TRT) e o “Ministério Público Federal” (MPF), com a coleta de dados por meio da observação participante, documentos e questionário.
Os FCS’s na implantação da gestão de processos em organizações públicas são diferentes e complementares dos FCS’s na implantação da gestão de processos em organizações em geral. Destacam-se as especificidades do contextos como elementos de determinação dos FCS's.
Identificou-se que os FCS’s na implantação da gestão de processos em organizações públicas são: apoio da alta administração, burocracia, cultura do setor público, competência de equipes, comunicação interna, conhecimentos acerca de BPM e ferramentas tecnológicas.
Ramos, K. H. C., Montezano, L., da Costa Júnior, R. L., & de Medeiros Silva, A. C. A. (2019). Dificuldades e benefícios da implantação da gestão de processos em organização pública federal sob a ótica dos servidores. Revista Gestão & Tecnologia, 19(4), 188-213. Trkman, P. (2010). The critical success factors of business process management. International journal of information management, 30(2), 125-134.